O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, disse à Sagres 730 nesta terça-feira (30) que fará uma reunião com sua equipe para decidir sobre o decreto do governador Ronaldo Caiado, publicado na noite desta segunda-feira, que determinou o isolamento intermitente (14 dias por 14), conforme proposta da Universidade Federal de Goiás. No entanto, o prefeito antecipou que a cidade não deve aderir ao modelo, pois considera que a doença está sob controle.

Além disso, o prefeito defende o protocolo de tratamento adotado pelo município para os casos iniciais da doença que inclui a Azitromicina (antibiótico), Ivermectina (vermífugo) e Zinco Quelado, numa tentativa de diminuir o processo inflamatório no paciente com covid. Jânio defende também o uso da cloroquina, a exemplo do presidente Jair Bolsonaro, e afirma que esse protocolo tem sido eficiente no município. De acordo com o último boletim da prefeitura, Trindade está com 279 casos confirmados e 14 óbitos. Jânio Darrot alega que a maioria dos mortos tinha alguma comorbidade.

“Em Trindade nós temos um protocolo, já trabalhamos de uma maneira que acreditamos deveria ser levada em consideração pelo governo do Estado. Eu acho que ouvir a UFG é importante, os técnicos tem condições de fazer previsões futuras, mas temos que pensar também no tratamento”, disse. “São milhares de médicos que defendem um protocolo de tratamento no Brasil e no mundo, temos casos como no Pará, que atende os pacientes na fase inicial, uma fase importante onde o paciente não precisa ir para o hospital. Temos que trabalhar com resultados”, completou.

Jânio Darrot afirmou que Trindade não vai acompanhar o novo decreto, mas sim adotar outros meios com maior rigidez e controle. “Vamos continuar trabalhando, estamos efetivamente alcançando bons resultados desde que adotamos o protocolo”. Em maio, o prefeito de Trindade, assinou o decreto nº 144/20, permitindo a reabertura de restaurantes, sanduicheiras, pizzarias, pamonharias, lanchonetes, açaíterias, sorveterias, pit dogs, distribuidoras, bares, pesque-pagues e similares.