Sagres em OFF
Rubens Salomão

TSE lança centro de combate a discursos antidemocráticos e com desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, neste ano de eleições municipais, lançará um centro de ‘combate à desinformação, discursos de ódio, discriminatórios e antidemocráticos no âmbito eleitoral’. O Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), que funcionará em Brasília, na sede do tribunal, será inaugurado na próxima terça-feira (12), ás 16h30.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, comandará a nova estrutura. Segundo o tribunal, o centro promoverá a cooperação da Justiça Eleitoral com órgãos públicos e entidades privadas, inclusive redes sociais e serviços de mensagens privadas, para garantir o cumprimento das regras estabelecidas pelo TSE para a propaganda eleitoral. Em outubro, os brasileiros votarão para escolher prefeitos e vereadores.

Conforme o TSE, o centro auxiliará os Tribunais Regionais Eleitorais a tratar das regras de uso da inteligência artificial nas eleições. Além do combate à desinformação e à deepfake e na proteção à liberdade de escolha de eleitoras e eleitores, contra discursos antidemocráticos, por exemplo.

discursos centro tse alexandre de moraes
Foto: TSE lança Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia. (Luiz Roberto/Secom/TSE)

Discursos

Foram convidadas para integrar o Ciedde: Procuradoria-Geral da República (PGR) , Ministério da Justiça. Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo o TSE, os integrantes do centro poderão trocar informações para agilizar o contato entre órgãos, entidades e plataformas de redes sociais a fim implementar ações preventivas e corretivas.

Orientação

O Ciedde também coordenará cursos, seminários e estudos para a promoção de educação em cidadania, democracia, Justiça Eleitoral, direitos digitais e combate a desinformação eleitoral. Além de organizar campanhas publicitárias e educativas e sugerir alterações normativas.

Resoluções

Em fevereiro, o TSE aprovou regras para as eleições municipais que tratam do uso da inteligência artificial e proibição de deepfakes. Além da possibilidade de responsabilizar plataformas que não atuarem para remover, imediatamente e no período eleitoral, discurso de ódio ou antidemocrático.

Proibição

No caso da inteligência artificial na propaganda eleitoral, a resolução prevê: conteúdos manipulados por IA deverão ter identificação. Restrição ao uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação da campanha; proibição absoluta ao uso de deepfake. O uso irregular da IA pode gerar consequências também eleitorais, como cassação do registro de candidatura e do mandato.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.