Uma empresa dos Estados Unidos apresentou um formato novo de turbina eólica. A inovação em carrossel é da  fabricante Airloom Energy, com sede em Wyoming. Ele promete reduzir pela metade o custo da produção de energia eólica sem perder a eficiência energética.

A turbina eólica  Airloom Energy é compacta, mais barata e contém lâminas de 9 metros e altura de 25 metros. Assim, o design forma um carrossel. O projeto tem investimento de US$ 4 milhões da Breakthrough Energy Ventures, empresa fundada por Bill Gates para acelerar a inovação em energia sustentável no mundo.

Carmichael Roberts da Breakthrough Energy Ventures disse que a turbina da Airloom abre novas oportunidades de mercado e, portanto, reduz os custos da produção de energia eólica.

“Durante décadas, a indústria eólica reduziu o custo de produção de energia ao dimensionar turbinas cada vez maiores. Embora isto tenha sido extremamente bem sucedido na redução dos custos globais, a abordagem enfrenta agora desafios em termos de localização e custo dos materiais”, contou.

Futuro do setor

O projeto da Airloom Energy, fundada em 2020, mostra que o futuro da produção eólica está no radar de muitas empresas. Os desenvolvedores estão focados no tamanho das turbinas e na eficiência energética da produção.

Em outubro, Horst Bendix, um aposentado de 92 anos que vive em Leipzig, na Alemanha, apresentou ao mundo a Bendix. A turbina é um modelo que pode ser três vezes mais eficiente que as estruturas atuais usadas em todo o mundo e tem o formato de torre cuja base é num tripé.

A turbina da Airloom, por sua vez, possui um dispositivo único de energia eólica que produz a mesma quantidade de energia que um HAWT com menos custo. Em comunicado à imprensa, a empresa afirmou que “as vantagens ambientais e de custo se estendem por todo o ciclo de vida do Airloom”.

Projeto em desenvolvimento

Foto: AirLoom Energy

Segundo a empresa, o projeto tem materiais de fácil obtenção. Além disso, o equipamento cabe facilmente em trator padrão. 

“Ele pode ser configurado alto ou baixo, curto ou longo, para otimizar a localização e o uso, e não requer grandes fundações de concreto. A diminuição do peso total e dos materiais também significa uma grande redução dos impactos do aterro ao final da sua utilização”, disse.

O projeto da Airloom Energy está em desenvolvimento depois que recebeu financiamento da Breakthrough Energy Ventures. Mas o teste prevê a produção de 50 quilowatts (kW) de eletricidade. No entanto, o sistema para o futuro será na escala de megawatts. Ademais, eles vão ser implantados nos parques eólicos de grande escala.

O texto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 07 – Energia limpa e acessível.

Leia mais: