Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

UFG participa de consórcio para produção de mapas de pastagem com foco nas metas climáticas globais

A Universidade Federal de Goiás (UFG) participa, desde abril, de um consórcio para produzir mapas recorrentes e de alta resolução para áreas de pastagem e produtividade. Sendo assim, eles visam compreender melhor as regiões e seu impacto nas metas climáticas globais. Trata-se do Global Pasture Watch, um projeto liderado pelo Land & Carbon Lab, um laboratório pertencente ao World Resources Institute (WRI). O financiamento do projeto provém do Bezos Earth Fund.

O segmento da UFG presente no consórcio é o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa). As áreas de pastagens representam o uso da terra mais extensivo do planeta. Nesse sentido, na visão da organização, compreender sua produtividade e mudanças ao longo do tempo é fundamental para enfrentar os desafios climáticos. No entanto, essas áreas frequentemente carecem de esforços de monitoramento adequados, resultando em um conhecimento limitado sobre sua localização, extensão e condição atual.

O consórcio Global Pasture Watch trabalha ainda em colaboração com instituições como OpenGeoHub, Cornell University, IIASA. Nesse sentido, a estratégia envolve o uso de algoritmos de aprendizado de máquina, interpretações visuais, crowdsourcing e a fusão de dados de observação terrestre. Então, essas abordagens permitirão a produção de mapas globais de classes de pastagens, taxa de lotação animal, altura e estrutura da vegetação em áreas de pastagem. Além diss, a produtividade primária bruta (GPP) das pastagens, com uma resolução espacial de 30 metros.

Lapig UFG

Dentro do consórcio, o Lapig UFG será responsável pela criação de amostras de calibração para treinamento dos modelos de monitoramento. Além disso, o Lapig também tem o papel de gerar um mapa de estrutura/altura da vegetação nas áreas de pastagem estudadas. Outra tarefa relevante do Lapig é a construção de uma rede colaborativa global, envolvendo pessoas e instituições que estudam e trabalham com pastagens.

“Nosso objetivo é contribuir para o mapeamento global das pastagens, desenvolvendo metodologias robustas e compreendendo os padrões e tendências em diferentes contextos. Através do consórcio Global Pasture Watch, poderemos fornecer dados valiosos que auxiliem na gestão sustentável dessas áreas”, afirma Nathália Teles, doutoranda em Ciências Ambientais e curadora do Atlas das Pastagens da UFG.

O professor da UFG, Laerte Ferreira, coordenador dos projetos de pastagens do Lapig, enfatiza a importância do consórcio entre diferentes espécies vegetais. “O Global Pasture Watch é uma iniciativa inovadora que visa preencher as lacunas existentes no monitoramento de pastagens. Ao unir esforços e conhecimentos de instituições renomadas, estamos criando oportunidades para avanços significativos no entendimento e gestão das pastagens em todo o mundo”.

O consórcio Global Pasture Watch visa fornecer dados confiáveis e soluções inovadoras para o monitoramento global de pastagens por meio de uma colaboração conjunta entre diversas instituições. Para mais informações, acesse o link do lançamento do consórcio clicando aqui.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.