A Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu na quinta-feira (25) mais uma edição do Café com Ciência. O momento tem sempre uma palestra acompanhada de café para os estudantes fazerem perguntas para especialistas do assunto apresentado. Desta vez, então, o Instituto de Física recebeu a palestra intitulada “Saúde mental no contexto universitário”.

Os estudantes presentes tiraram suas dúvidas com a psicóloga Lívia Mesquita de Sousa, coordenadora do Saudavelmente, e o professor Lucas da Silva, médico psiquiatra do Saudavelmente e da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (GO). 

O Saudavelmente é o programa de cuidado mental da universidade. Assim, coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFG, o projeto atende psicoterapia e psiquiatria para o bem-estar mental da comunidade universitária. 

Saúde mental 

O Saudavelmente também atua na conscientização dos estudantes sobre a saúde mental. São palestras e diversas atividades para criar uma cultura de apoio entre a universidade e os discentes. Mas o psiquiatra Lucas da Silva afirmou que muitos estudantes ainda não conseguem diferenciar sofrimentos mentais, como a tristeza e a depressão.

“A ansiedade patológica é excessiva, constante e incapacitante, podendo impedir o sono e dominar a atenção da mente”, disse ao se referir a importância de conhecer os transtornos. O especialista indicou, então, o cuidado com o sono, alimentação e com o corpo, através da atividade física, para ter uma saúde mental mais saudável. 

No contexto universitário, Livia Mesquita de Sousa destacou a importância dos estudantes acreditarem na própria capacidade. Segundo a psicóloga, o ambiente universitário tende a ser competitivo. E, portanto, o estudante deve primeiro aprimorar a confiança em si mesmo. 

“A autoeficácia é a capacidade de acreditar que se consegue. Quanto menor, maiores são os índices de ansiedade, estresse e depressão”, disse.

*Com informações do Jornal UFG

Leia mais: