Goiânia está recebendo, de forma gradativa, locais apropriados para que os pets possam brincar e se exercitar. Esses locais, chamados de Pet Places, são instalados pela Agência Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de Goiânia, em diversos parques da capital. 

Até o momento, foram implantados quatro espaços exclusivos para recreação dos animais: um no Parque Flamboyant, localizado no Jardim Goiás; um no Parque Vaca Brava, no Setor Bueno; um no Parque Cascavel; situado no Jardim Atlântico; e o outro no Parque Leolídio de Ramos Caiado, que fica na entrada do Setor Goiânia 2. 

Conforme o chefe de gabinete da Amma, Nadim Neme, o objetivo do projeto é proporcionar um momento de lazer entre as famílias e seus pets, além de incentivar a prática de exercícios físicos dos animais. 

Foto: Amma.

“Os Pet Places estão sendo instalados nos parques de Goiânia para que os frequentadores, as famílias possam levar os animais para que além da diversão entre o dono e o animal, o pet possa também se exercitar”, disse.

Segundo Nadim Neme, esse momento de recreação também auxilia na redução de doenças futuras. “Muitas vezes esses animais vivem em apartamentos, em locais onde não praticam muita atividade física. Então, é uma forma de ajudar a não desenvolver doenças, como estresse e queda de cabelo, no animal”, comentou. 

A expectativa é de que sejam implantados, ao todo, 12 Pet Places em toda a capital. “O que a administração da Amma hoje visa é fazer a pesquisa de onde os parques são mais utilizados, quais são eles, para que a gente possa atender essa demanda”, reforçou.

Foto: Amma

Esses espaços exclusivos contam com até seis obstáculos, entre eles arcos de pneus sustentados por balizas, barras verticais, túnel de manilha de concreto e rampa de maneira com degraus para fortalecimento muscular. “A gente evita colocar alguns equipamentos para dar segurança ao animal e ao dono, principalmente por ter muitas crianças junto com o pet”, lembrou Nadim Neme.