A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) irá selecionar dois projetos de educação ambiental ligados à aprendizagem digital para prêmios de US$ 25 mil cada (R$ 123 mil). Professores e ONGs estão aptos a inscrever os seus projetos até o dia 5 de fevereiro.

O prêmio em questão é o UNESCO-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, que seleciona projetos que envolvem educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Neste ano, então, a Unesco escolheu o tema “Aprendizagem digital para uma educação mais ecológica”. Portanto, o projeto deve ser sobre educação ambiental e ligado ao mundo digital. 

A Unesco não aceita autoindicações para o prêmio. Por isso, os candidatos devem se inscrever pelo portal do prêmio através de nomeação pela Comissão Nacional do Estado-membro da UNESCO ou por uma ONG parceira oficial da UNESCO. O contato com a instituição que nomeará o participante deve ser realizado antes da inscrição.

De acordo com o comunicado da Unesco, a seleção será feita por um júri internacional. Mas além do prêmio em dinheiro, os vencedores receberão também um diploma na sede da Unesco, em Paris, na França.

Projeto Letrus

Um projeto brasiliro recebeu o prêmio UNESCO Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa, em 2019. A Letrus é uma startup de tecnologia educacional que auxilia professores na alfabetização dos alunos. O programa da Letrus avalia a escrita dos estudantes antes da revisão dos professores. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: