Eram duas chances, duas possibilidades de evitar o pior. Só que nenhuma delas deu certo e o fim acabou sendo trágico. Na última rodada do Novo Basquete Brasil (NBB), o Universo/Goiânia perdeu para a equipe de Bauru por 85 a 78, fora de casa, viu o rival direito, a Liga Sorocabana, vencer o Minas por 77 a 75 e com isso, teve o rebaixamento decretado, após flertar durante boa parte da competição com essa situação.

No ginásio Panela de Pressão, o time da casa, o Bauru, administrou muito bem o jogo e venceu os goianos com grande atuação do americano Larry Taylor, que conseguiu um triple-doble: 18 pontos, dez rebotes e 11 assistência. Nem mesmo com a grande atuação do armador uruguaio Taboada, cestinha da partida com 30 pontos, o Universo conseguiu reverter uma vantagem que, desde a primeira bola, era paulista.

Como o jogo foi mais cedo (às 18h), os goianos tiveram de aguardar o duelo entre Minas e Liga Sorocabana, que jogariam às 20h. E nem mesmo a torcida deu resultado. Minas começou na frente e abriu seis pontos antes de ir para o intervalo, só que na volta, os paulistas foram arrasadores e chegaram a abrir 10 pontos dos mineiros. Só que Minas reagiu e empatou a partida no último quarto.

Os dois times ficaram se alternando no placar, até que o arremesso final veio faltando quatro segundos, de Schneider, cesteiro na cesta. O cestinha da partida foi o experiente Cipriano, que chamou a responsabilidade no fim e anotou 20 pontos na partida. Com a vitória, a equipe de Sorocaba chegou a dez vitórias, contra nove do Universo, que acaba rebaixado para a Divisão de Acesso.