Termina na sexta-feira (16) a semana de discussões do “USP Pensa Brasil”, evento que estimula a participação da universidade nos temas pertinentes à sociedade. No último dia, a pauta são os impactos humanos no clima e no desenvolvimento verde.
O debate geral ocorre acerca do tema COP 30: Desafios para o Brasil. Segundo o Jornal da USP, portanto, o foco da conferência de amanhã é “como o ser humano foi capaz de alterar o meio ambiente durante sua presença na Terra e suas consequências nos dias de hoje”.
As atividades do último dia são de responsabilidade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria com os museus de Arte Contemporânea (MAC), Etnologia e Arqueologia (MAE), Zoologia (MZ) e o Paulista (MP).
Então, o evento termina com várias mesas com variados temas, entre eles clima, biodiversidade e uso de combustíveis fósseis. Na terceira edição, o USP Pensa Brasil trouxe a pergunta-título do seminário “Existe um desenvolvimento verde?”. Assim, a partir da ideia de progresso e modernização do século 20, o debate estimulou as percepções de limitações ambientais e o caminho para o desenvolvimento sustentável no século 21.
*Com Jornal da USP
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade e o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.
Leia mais: