O Grupo Sustentarea da Universidade de São Paulo está com inscrições abertas para o curso “Multiplica ODS – Conectando Sistemas Alimentares aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. As inscrições começaram na segunda-feira (24) e seguem até que as 150 vagas disponíveis sejam preenchidas. O curso vai ocorrer entre 7 de agosto e 7 de outubro.
O curso vai abordar a relação entre alimentação e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Desta forma, o projeto destaca a sindemia global, que combina assim pandemias de obesidade, desnutrição e mudanças climáticas, sob a perspectiva da sustentabilidade.
O projeto Sustentarea é um núcleo de extensão universitária da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Assim, esta será a segunda edição do curso sobre alimentação e Agenda 2030. O curso é autoinstrucional, on-line, gratuito e interdisciplinar. A duração é de 30 horas.
Agenda 2030 e alimentação
A Agenda 2030 da ONU contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para combater a pobreza, fome, violência, desigualdades. Mas também a degradação ambiental e o esgotamento dos recursos naturais. Então, o plano de ação conjunta global estabelecido em 2015 pela ONU visa assegurar uma vida digna às pessoas e manter o planeta saudável.
Segundo o grupo, a questão alimentar se relaciona com os 17 ODS da Agenda 2030. Sendo assim, o curso tem como objetivo central pensar a relação entre sustentabilidade e a alimentação. O público-alvo são profissionais da saúde, educação, gestão e estudantes de Ensino Superior. Além das pessoas que se interessam pelo tema.
O curso é gratuito e vai ocorrer pela plataforma Moodle da USP. As inscrições estão abertas via formulário online na plataforma APOLO da USP.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 02 – Fome zero e agricultura sustentável.
Leia mais: