A Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos assinaram um convênio na segunda-feira (8) para promover o desenvolvimento urbano, econômico, social e sustentável no município. O convênio aproximará a USP do setor de inovação da cidade e o município irá avançar em suas políticas de cidade inteligente.

São José dos Campos recebeu em 2022 a certificação de Cidade Inteligente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por outro lado, a universidade quer se aproximar da sociedade, como explicou o reitor da  USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

“Na Universidade, sempre há aquela pesquisa desinteressada, aquela pesquisa que surge pela curiosidade do pesquisador. Mas também há a pesquisa mais aplicada, a pesquisa desenvolvida junto com a indústria e com os governos, que nós temos procurado fazer”, disse.

Parceria

Na parceria, a USP irá diagnosticar as políticas públicas da cidade e promover pesquisas que inspirem a criação de ações sustentáveis nas áreas urbanas, mas também no lazer e na cultura. Então, serão realizados eventos, oficinas e workshops temáticos com grupos de trabalhos dentro das secretarias do município.

Felício Ramuth, vice-governador do estado de São Paulo, disse que a certificação da ABNT foi um primeiro passo e agora a cidade caminha para melhorar sua política de Cidade Inteligente.

“Eu vejo esse convênio com a USP como um segundo grande passo de consolidação de todos esses indicadores. Com a USP compartilhando sua inteligência e a capacidade de seus professores e alunos”, celebrou.

Assinaram o documento o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior e o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, bem como o presidente do Parque de Inovação Tecnológica da cidade, Jeferson Cheriegate.

*Com informações do Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais: