Desde o último dia 1º de abril, unidades de urgência e emergência da Aparecida de Goiânia, região metropolitana, solicitam o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para agilizar o atendimento aos pacientes.

Apesar disso, as unidades ainda continuam realizando o atendimento aos usuários que não possuem o cartão, mas mesmo assim, o departamento onde é feito o recadastramento e os novos cartões, localizado na Avenida Chile, Setor Jardim Novo Horizonte, está sempre lotado por usuários que ainda não conseguiram o benefício, fator que acarreta em muitas filas no local.

Uilton da Cruz Silva, morador do Setor Independência Mansões, e é usuário do SUS, conta que já encontrou muita gente na fila quando chegou ao local nesta quarta-feira de madrugada. “Eu peguei a senha 87 e estou aguardando aqui, esperando a oportunidade chegar. Cheguei às 5h da manhã. É um pouquinho demorado, a fila é muito grande”, afirma.

José Humberto Santana, que é morador do Setor Aeroporto Sul, também chegou por volta das 5h da manhã, e destaca que só conseguiu ser atendido porque é idoso. “Cheguei aqui eram 4h50 da manhã e já tinha umas 30 pessoas na minha frente. Eu fui atendido primeiro porque sou idoso, prioritário. A hora que começaram a atender aqui já tinha quase 200 pessoas na fila”, relata.

A usuária do SUS Tânia Romana de Souza afirma que não conseguiu fazer o cartão SUS. “A senha é só às 7h, eu tenho uma filha que é cadeirante e não tem como eu levantar de madrugada e ficar com ela aqui na porta, não tenho com quem deixar, tenho que trazer ela. A fila todos os dias está enorme, se chegar mais tarde já não tem mais como pegar a senha”, exclama.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há motivos para filas no Cartão SUS, porque as unidades de saúde do município foram orientadas a resolver a pendência na própria unidade, ou seja, tirar o chequinho e recolher a documentação necessária para atualização.

Portanto, os pacientes não precisam ser encaminhados para a sede do cartão SUS, e nem deixarão de ter acesso aos serviços de saúde por não terem realizado ainda atualização. A recomendação é que apenas aqueles que não possuem o cartão é que devem procurar a sede.

Com informações do repórter Jerônimo Junio