Um lote com 3 milhões de vacinas contra covid-19 da Janssen tem prazo de validade até o dia 27 de junho. O secretário municipal de Saúde Durval Pedroso recebeu informação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que as vacinas devem chegar ao país, a fim de serem distribuídas as capitais após o dia 18.

“São vacinas que tem validade até o dia 27, então estima-se que as vacinas cheguem ao Brasil, por volta do dia 18. Já ficou definido que as vacinas serão aplicadas nas capitais”, relatou o secretário.

Aplicações

Durval Pedroso relatou que Goiânia tem capacidade de fazer uma vacinação de forma ágil. Ele citou que em um único dia. Goiânia chegou a aplicar doses em 23 mil pessoas.

“A partir do momento que soubermos a quantidade de vacinas que receberemos, já temos uma estratégia, inclusive de vacinação ininterrupta, se necessário, para jamais termos perda de vacina”, completou o secretário.

As vacinas tem sido aplicadas pelos próprios servidores da Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, Durval Pedroso, alerta que há a necessidade de um reforço, que já ocorreu com a participação do Exército, outras forças de seguranças e parceiros privados.

Segundo o secretário, não está descartada a contratação de empresa para reforçar o trabalho de vacinação em Goiânia.

“A prefeitura aguarda sim para poder licitar a contratação e garantir de forma justa e segura o acesso a vacina”, disse Pedroso.

Leia mais: Prefeito de Goiânia toma a primeira dose de vacina contra Covid

Vale ressaltar que em 21 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) adiou o pregão eletrônico para contratar uma empresa para ministrar 1 milhão de vacinas contra a Covid-19 na capital.

A medida foi tomada após o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a Câmara de Vereadores solicitarem esclarecimentos sobre a concorrência pública.