Pais ou responsáveis por crianças que nasceram prematuras – com até 28 semanas – já podem abrir processo na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para que o bebê tenha acesso gratuito à vacina synagis (palivizumab), cuja dose custa R$ 5.800. Acesso ao tratamento será liberado a partir de abril, conforme portaria assinada pelo secretário municipal de Saúde Paulo Rassi, na primeira quinzena deste mês.

O esquema vacinal de administração da synagis, composto por cinco doses, tem por objetivo proporcionar ao bebê prematuro, qualidade de vida, proteção contra as complicações do vírus sincicial respiratório, além de prevenir internações.

Período da vacinação

O período de aplicação do palivizumabe será de abril a agosto de cada ano. O cadastramento dos pacientes que receberão o medicamento obedecerá critérios sendo a indicação de inteira responsabilidade do médico que acompanha a criança. Caso a prescrição atenda os requisitos do protocolo, a SMS enviará à família correspondência comunicando local e datas referentes à aplicação do medicamento.

Solicitação da vacina

A solicitação do palivizumabe será feita mediante preenchimento, pelo médico assistente, de formulário específico, disponibilizado no site da Prefeitura de Goiânia. Devidamente preenchido, assinado e carimbado pelo médico, o documento deverá ser entregue no protocolo da SMS, juntamente com certidão de nascimento da criança, CPF, carteira de identidade e do comprovante de endereço atualizado do responsável, para abertura de processo administrativo.

 

Confira critérios para recebimento da synagis:

· Crianças menores de um ano de idade que nasceram prematuras (idade gestacional menor ou igual a 28 semanas), após alta hospitalar;

· Crianças menores de dois anos de idade, portadores de patologia cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica importante ou com doença pulmonar crônica da prematuridade, que necessitaram tratamento nos seis meses anteriores ao período de sazonalidade do VSR.