Como de costume, A Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior torneio do Brasil de futebol de base do Brasil, teve seu início nessa sexta-feira (03) abrindo a temporada 2014 do futebol brasileiro. A competição, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e sediada em cidades paulistas, exige que todos os jogadores participantes devem ter no máximo 20 anos de idade.

Em 2014 a Copinha, como é conhecida popularmente, completa 45 anos e bateu o recorde de inscritos: 104 participantes. Realizada desde 1969, a competição tem o histórico de revelar grandes craques brasileiros para o futebol nacional e do exterior. Por isso, a FPF tem o costume de convidar uma equipe estrangeira para entrar na disputa. Esse ano os convidados vêm do Japão, o Kashiwa Reysol. Pelo estado de Goiás vão participar além do Vila Nova, o Goiás e o Goiânia.

O Vila Nova não teve um bom desempenho na última edição e parou ainda na primeira fase. A equipe pegou um grupo equilibrado, enfrentando Flamengo de Guarulhos, Juventus e América Mineiro. Com apenas uma vaga, o time goiano somou apenas um ponto, com duas derrotas e um empate, acabando na última colocação. Foram sete gols sofridos e apenas dois marcados.

Para a competição desse ano, o técnico Luiz Dario relacionou os seguintes atletas:

Goleiros: Olimpo Neto e Leonardo Diniz; Zagueiros: Hickson, Júlio Cesar, Vitor Melo e Ramom; Laterais: André Luiz, Ronaldo Alves, Danilo e Everton Galdino. Meias: Júlio Vinicius, Matheus Tosta, Alexandre Porto, Caio César, Leonardo, Johnatan e Luiz Eduardo; Atacantes: Alexandre Santos, Gustavo e Lucas Silva.

A estreia do time está marcada para este domingo (05) contra o América Mineiro. Além das duas equipes, formam o grupo P Atibaia–SP e CSP–PB. luis dario

Confiante na equipe, o técnico Luiz Dario usou a motivação dos atletas como principal arma para ter sucesso na competição: “Fiz questão de mostrar aos meninos a oportunidade que eles estão tendo. Vários jogadores foram revelados na Copinha e agora é a chance deles serem vistos. Com certeza, se não forem olhados por outros clubes, terão total condição de ajudar o Vila no profissional já em 2014 ou ano que vem”, comentou Luiz Dario.

A linha de raciocínio seguida pela comissão do Tigre é dar experiência para os jovens da base do time e revelar atletas que possam integrar o elenco principal do time. Por isso o comando fica por conta de Luiz Dario, técnico que trabalha com esse pensamento há bastante tempo. “O meu trabalho é preparar a divisão de base pensando já no profissional. Fiz um trabalho no Goiânia de preparar o sub-20 para disputar a 2°divisão do Campeonato Goiano, ou seja, uma competição profissional. Formei uma boa equipe e realizamos um bom trabalho. No Vila seguirei essa linha, com o ganho de ter uma Copinha para maximizar a preparação dos atletas. Nesse grupo de agora já tenho uma forte aposta em 5 ou 6 atletas que podem atender o profissional após a competição de base”.

Ouça na íntegra, entrevista ao repórter Pedro Henrique Geninho: {mp3}stories/2014/Janeiro/TEC_LUIZ_DÁRIO__VILA_NOVA_JRS{/mp3}

Um dos nomes que chamam a atenção é o meia-atacante Caio César, de 18 anos. O atleta vai fazer sua segunda passagem com a camisa colorada, já que defendeu as bases do Tigrão em 2009 e 2010. Após passagens por Avaí, União São João e Anápolis, quando retornou para a Toca do Tigre. Com experiência, apesar da idade, Caio espera evoluir na Copinha. “Vou dar meu melhor para conseguir realizar uma boa campanha com o Vila Nova e me destacar no cenário nacional ou até subir para o profissional daqui, que é o que mais espero. Acredito que todos do time estão pensando assim, estamos bem treinados e preparados para fazer uma boa campanha”, comenta o meia.

{mp3}stories/2014/Janeiro/CAIO_MEIA__VILA_NOVA_JRS{/mp3}