O Vila Nova Olímpicos está acertando os últimos detalhes de uma parceria com o SESC, para um projeto social que envolverá mil crianças no futebol. Além disso, o Vila Nova Olímpicos também está fechando parceria para administrar entre quatro a seis ginásios que serão disponibilizados pelo Governo, em Goiânia. No caso do acordo com o Governo do Estado, estarão envolvidos também projetos sociais em parceria com empresas privadas e a UFG.

Ainda assim, o projeto com o Governo, UFG e empresas privadas, faz parte da ideia de expandir os esportes olímpicos do Vila Nova. Assim, descobrir novos talentos e exercer um papel social na comunidade. Segundo Willian Mendes, na próxima semana haverá uma reunião para definir quantos ginásios serão disponibilizados.

“Ainda não estão definidos os bairros. Mas será nesse número entre quatro e seis ginásios. Vai ter uma reunião entre diretoria de esportes olímpicos do Vila Nova e secretaria de estado pra resolver isso, a definição do local. Então, o certo é que vai ser por região, em Goiânia”, explicou Willian.

Leia também – Debates Esportivos #49 | Vila Nova se apresenta fora do futebol

Início e utilização dos ginásios

A princípio, a ideia de começar a executar o projeto já em agosto. Embora ainda dependa da reunião com a secretaria de esportes. Os dirigentes colorados trabalham com a possibilidade de iniciar na primeira quinzena do próximo mês. Agora, em relação ao uso dos ginásios, não serão exclusivos apenas para a iniciação esportiva do Vila Nova. De acordo com o professor Willian Mendes, a população poderá agendar, para utilizar em outros horários.

“Vai ter um horário pré-agendado com a organização pra atender a comunidade, pra vôlei, peteca, basquete. Enfim, transformar o ginásio em esporte mesmo, será de acordo com a demanda. Então, isso vai ser montado e a população em primeiro lugar, pois o Vila Nova entende que o esporte é investimento e é pra todos”, destacou Willian.

Leia também – Olímpico e Serra Dourada estão vetados para jogos nos próximos 20 dias

Trabalho social

Apesar da busca por novos talentos, o professor Willian Mendes deixa claro que é muito importante a interação com a comunidade. O trabalho social que será desenvolvido nesse processo. Ainda assim, outro fator é a dificuldade que o governo tem em manter os ginásios nos bairros. E isso, será de responsabilidade do Vila Nova, com o projeto de iniciação esportiva.

“Entendemos que o esporte é uma grande ferramenta social. Através dela, conseguimos combater a falta de segurança. É uma questão de incentivo à saúde. Assim, fazendo em partes, tentando contribuir nesse contexto, garantindo o direito institucional de todos. Então, nós sabemos da dificuldade do Estado manter esses ginásios também. E o Vila Nova vem crescendo nesse sentido”, destacou o professor.

Leia também – Frontini comenta possibilidade de jogos do Vila Nova no Olímpico ou Serra Dourada

Apoio

O projeto de esportes olímpicos do Vila Nova não usa recursos do clube, que já tem dificuldades financeiras para manter o futebol profissional. Assim, Willian Mendes conta com recursos de patrocínios próprios dos esportes olímpicos. E também reforça o pedido de apoio, para empresas interessadas em expor sua marca.

“Que outras empresas possam abraçar esse projeto olímpico do Vila, que está em prática há quase um ano e meio. Acontecendo com muito pé no chão e planejamento. Então, as empresas que se interessarem, procurem o Vila, pra expor sua marca em um projeto sério e organizado, nesse novo Vila Nova que surgiu em 2020”, concluiu Willian Mendes.