Nesta noite, o Vila Nova estreou no Campeonato Brasileiro da Série B. Hoje foi a primeira vez que acompanhei o clube em um jogo da competição. Claro, apenas acompanhava as informações pela rádio 730. Como sempre são tenebrosas, acredito ver um time muito pior que vi. No estádio Orlando Scarpelli, 11 jogadores vestiram pela primeira vez a camisa colorada. Um exagero, com toda sinceridade. A diretoria jura de pé junto que a atitude era necessária. Os jogadores pedem paciência e apoio.

A situação esta péssima, pior não pode ficar já é o último colocado mesmo. Entre os jogadores que estrearam gostei bastante do volante Rodrigo Thiessen. Ele recebia vários elogios do pessoal aqui em Florianópolis e com toda razão. Um alteta que tem consciência, inteligente, boa marcação e razoavelmente bem nos passes. O jogador mais lúcido do time vilanovense.

Os outros jogadores foram regulares. Infelizmente o goleiro Max comprometeu com a falha no primeiro gol do Figueira e não só o time, mas o camisa 1 sentiu o golpe, demonstrando alguns erros que não costuma cometer. Agora o zagueiro Eder Lima, não arriscaria mantê-lo entre os titulares do Vila Nova. Não demonstrou qualidade e se apresentou muito lento. Se for um bom atleta, fisicamente ele está muuuuuuito mal. Perdeu todas para Bruno, William e Fernandes que encontravam muita facilidade para entrar na área vilanovense pelo setor.

De modo geral o time jogou relativamente bem. Não soube segurar o Figueirense, mas se atrapalhou com o primeiro gol e foi a nocaute com um boxeador. No entanto, é necessário uma reação mais forte e rápida porque a distância está aumentando dos concorrentes diretos. O que preocupa é a falta de pontaria. Sinceramente, no post anterior eu pedia paciência ao torcedor. O limite será sábado contra o Ipatinga, adversário direto nesta batalha para fugir do rebaixamento.

Depois disso se o time não demonstrar evolução mais profunda, a melhor coisa é torcer e rezar muito. Por mais que a atual diretoria esteja fazendo um planejamento para montar a base para 2011. Um trabalho que tenha um começo, meio e fim. E este fim seja o sucesso. Bom, enquanto isso, meus companheiros, para chegar a Florianópolis percorri 1462 km para acompanhar o Vila Nova nesta primeira partida do Campeonato Brasileiro.

Próxima escala é Belo Horizonte onde acompanharei Atlético e Goiás nos duelos contra a dupla mineira na Série A. Até a próxima… só que direto de Minas Gerais.