O vereador eleito por Goiânia Vinícius Cirqueira (PROS), de 32 anos, foi o terceiro mais votado na eleição municipal na capital em 2016 com 8.582 votos. Ele concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (5), na bancada do programa Segundo Tempo da Notícia, da 730.

Ouça a entrevista na íntegra: {mp3}Podcasts/2016/dezembro/05/viniciuscirqueiraportal{/mp3}

Torcedor do Vila Nova e morador do Setor Jardim Guanabara, no norte de Goiânia, Cirqueira afirma que contou com o apoio da torcida colorada, além de receber mais de cinco mil votos na região, e destaca que ficou surpreso com a quantidade. Boa parte do sucesso na campanha se deve à história de militância na área do esporte.

“Em 2006 criei uma organização não-governamental chamada Projeto Pequeno Tigre, onde eu dava aula de taekwondo na garagem da minha casa. Tenho uma história principalmente na área esportiva. Esse projeto foi tomando muito corpo, os pais desses alunos me incentivaram a sair candidato do conselho tutelar da região, e fizemos um trabalho muito forte em defesa da criança e do adolescente”, destaca.

Cirqueira relata que durante o período em que ficou à frente do conselho tutelar da região, viu a necessidade de reformulação das leis aplicadas aos jovens, e que esta foi a principal razão para se candidatar a uma cadeira na Câmara Municipal.

“Goiânia hoje tem seis conselhos tutelares. É um número muito pequeno para uma população de 1,5 milhão de habitantes, haja vista a resolução nacional do Conselho Nacional  dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que diz que a cada 150 mil habitantes é preciso um conselho tutelar. Então, a nossa legislação é muito defasada”, frisa.

Candidato a vereador em 2012, ficou na primeira suplência do PCdoB que, à época, elegeu Tatiana Lemos. Desde então, Vinícius Cirqueira filiou-se ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS), fundado em 2010. Segundo ele, o motivo da escolha pela sigla para pleitear mandato na Câmara foi o bom relacionamento com o presidente nacional, Eurípedes Júnior, e que recebeu a promessa de maior espaço para atuação na Casa.

“Foi um partido que, após minha eleição em 2012, antes da sua fundação, pois o partido é novo, iniciou as tratativas em uma conversa mais franca comigo, e me deu oportunidade para chegar a essa votação e à Câmara Municipal. Acreditei na direção partidária e no projeto de eleições de vereadores aqui. Essa questão partido hoje vai muito da sua relação com o presidente. Hoje o Eurípedes Júnior é um cara com o qual tenho uma relação direta, praticamente semanal, e também com o Rodrigo Neto que é o presidente estadual”, argumenta.

O vereador eleito, que assume o cargo somente em janeiro de 2017, afirma que entre os projetos pedidos ao prefeito está a recreação por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), que já chegou a atender 17 mil crianças de forma gratuita no município. Cirqueira diz que para conseguir as aprovações, busca aproximar-se da base de Iris Rezende (PMDB) na Câmara.

“Já tive duas conversas com o prefeito. Tenho alguns projetos que eu preciso muito que ele abrace comigo e a gente tem convergido muito para que a gente ande na base do prefeito”, destaca.