Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Violência contra a mulher negra é tema de curso online

O Centro MariAntonia da USP oferecerá, a partir de 31 de julho, o curso gratuito “Perspectivas de Estudos de Violência Contra a Mulher Negra.” Com um total de 150 vagas, os interessdos podem fazer as inscrições por meio deste link até o dia 21 de julho. Caso o número de interessados ultrapasse o número de vagas disponíveis, a organização vai realizar um sorteio no dia 25 de julho. É importante ressaltar que as inscrições não são aceitas por ordem de chegada.

O curso será ministrado pela professora Carla Akotirene. Ela é mestra e doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, é uma consultora em políticas públicas. Sendo assim, as aulas acontecerão em três encontros consecutivos, nas segundas, terças e quartas-feiras, das 9 às 12 horas.

O objetivo do curso é proporcionar uma compreensão mais profunda sobre a categoria raça e a luta antirracista na reconstrução da história das relações etnicorraciais no Brasil. De acordo com o relatório da Anistia Internacional, a violência de gênero afeta principalmente mulheres negras, com menor nível de escolaridade e com filhos, tornando esse tema ainda mais relevante.

Além disso, o curso abordará uma revisão da literatura sobre o pensamento da branquitude no Brasil e nos Estados Unidos, explorando suas diversas abordagens teóricas, bem como as principais categorias analítico-epistemológicas de raça e cultura; gênero, interseccionalidade e violência. De acordo com Carla Akotirene “a intenção é considerar o contexto teórico, histórico e político da categoria analítica raça na produção e difusão do racismo epistêmico, na luta feminista e promoção de políticas públicas”.

Estudos

Além disso, os participantes terão a oportunidade de explorar as principais reflexões teóricas acerca das questões de gênero, raça e interseccionalidade no âmbito dos estudos sobre violência contra a mulher e na sociedade brasileira, especialmente no contexto da produção do racismo epistêmico, da agenda antirracista, dos movimentos sociais e das políticas públicas.

O conteúdo programático é fundamentado em contribuições de intelectuais negros e negras, notadamente Lourenço Cardoso, Tânia Muller e Gislene dos Santos. Gislene dos Santos é uma renomada professora no curso de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, cujas perspectivas enriquecem e ampliam a compreensão dos desafios enfrentados pelas minorias raciais e de gênero no Brasil.

Confira abaixo a programação do curso:

31 de julho
Gênero: introdução aos estudos feministas

1º de agosto
As perspectivas dos estudos de violência contra a mulher

2 de agosto
Gênero,  mulher negra e interseccionalidades

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 05 e 10 – Igualdade de Gênero e Redução das Desigualdades

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.