A maior Copa do Mundo Feminina de todos os tempos! Não só pelo número de seleções – pela primeira vez serão 32 -, mas pela representatividade da categoria, que a cada temporada se consolida entre as mais importantes no esporte mundial.

O torneio, que começa no dia 20 de julho, será disputado na Austrália e Nova Zelândia. A seleção brasileira, vice-campeã em 2007 quando perdeu o título para a Alemanha, está no Grupo F. A estreia será no dia 24 contra Panamá. Na sequência encara França e Jamaica.

“Pela tradição do futebol feminino, pela realidade, o Brasil é favorito a ficar com a segunda vaga no grupo. A gente torce pra ser o primeiro, mas sabemos que a França é um páreo duro pra ser batido”, analisa Christiane Guimarães, ex-jogadora e técnica do Aliança/Goiás, mais tradicional clube de futebol feminino do Estado.

Sobre as seleções favoritas ao título mundial, Christiane tem as suas apostas: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Suécia despontam como favoritas.

“Essas são as principais, mesmo. Algo fora disso, é uma quase zebra. Falo pela preparação, estrutura, as ligas que as jogadoras dessas”, completa atécnica

Conexão Sagres

A entrevista na íntegra vai ao ar nesta sexta-feira (14), às 19:00,no canal 26.1 da Sagres TV, e ainda fica disponível no canal do Youtube Sagres TV.

Assista ao programa na íntegra:

A Copa do Mundo que está para começar, marca a despedida da Rainha Marta, seis vezes melhor do mundo. Segundo Christiane, independente do desempenho do Brasil na competição, o legado que será deixado pela jogadora foi além dos gramados.

“Existe um futebol feminino brasileiro e mundial antes e após a Marta. Ela ajudou muito a modalidade e mesmo aposentando, ela tem muito a contribuir para o futebol feminino. A história dela é imortal”.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 05 – Igualdade de Gênero; ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Leia mais