Sagres em OFF
Rubens Salomão

Vitor Hugo propõe enquete para “Direita” definir candidatos em Goiás e ataca Caiado

O deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) endureceu o tom de críticas e disparou ataques ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). O parlamentar gravou um vídeo e publicou no Twitter nesta sexta-feira (25). Bolsonaristas se animaram com a ideia de lançar Vitor Hugo ao Governo, após a última visita do presidente Jair Bolsonaro a Goiás, no último dia 8, que não teve a presença do governador. Vitor Hugo disse que Caiado chamou Bolsonaro de “ignorante” e que ele trouxe o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta para dentro do Palácio das Esmeraldas no auge da crise, que resultou na saída de Mandetta do governo federal, além de lembrar de colocações feitas no início da pandemia, em que Caiado havia anunciado rompimento, mas depois houve busca por reaproximação.

“Nós temos o governador do estado que chamou o presidente de ignorante, que levou o Mandetta para dentro do Palácio das Esmeraldas no auge do conflito com o presidente, falou que as ordens do presidente não deveriam adentrar as fronteiras goianas, referentes ao combate da Covid-19, disse que não precisava do seu voto, incitou os empregados a não respeitarem seus patrões, mas ao mesmo tempo buscou uma aproximação com o presidente, logo na sequência, o presidente nunca retrucou o Caiado, sempre teve uma atitude respeitosa, esse é o quadro complexo que vivemos”, disse Vitor Hugo.

Vitor Hugo também não poupou o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, ao qual ser referiu que compôs com vários partidos de Esquerda. O deputado ainda relatou que tem feito “movimentos e aproximações” para apaziguar a Direita. O parlamentar pediu que a população opine sobre um nome da Direita para disputar o governo de Goiás, o Senado e as vagas para Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

Avaliação

Em entrevista à Sagres nesta sexta-feira, o senador Vanderlan Cardoso (PSD), acredita que chegará o momento que Caiado e Bolsonaro conversarão sobre as eleições 2022. Ele argumentou que é natural uma aproximação e um distanciamento entre eles. “Eles têm uma certa época de uma aproximação muito grande, depois distancia um pouco, depois aproximam de novo. A postura dos dois é muito idêntica em algumas ações, isso é natural. Eu creio que vai chegar o momento e discutir as eleições de 2022”, destacou o senador.

Sem empolgação

Após visitas do secretário da Fazenda de São Paulo Henrique Meirelles e do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a avaliação de membro da base caiadista é que ainda não há um clima de empolgação que levasse o governador a antecipar alguma decisão de apoio a Meirelles. O secretário visitou o governador e a presença de Kassab foi vista como um gesto de que o PSD estará na base em 2022. A crítica é que não basta apenas “ser de Goiás”, mas é preciso “estar em Goiás, próximo a população, entender os sofrimentos”. Apesar do respeito do governador a Meirelles e Kassab, a visita foi vista como protocolar.

Convite

A visita de Henrique Meirelles e Gilberto Kassab serviu para reforço do convite para que o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira hoje no PSB, retorne para o PSD. Lissauer foi eleito pelo partido em 2014 e disse no encontro que ainda é tempo de dialogar e refletir as propostas que tem recebido. O presidente do Legislativo pretende aguardar regras para a janela partidária e ainda a definição dos partidos quanto a um apoio ao governador Ronaldo Caiado. Lissauer pretende ingressar em um partido da base caiadista. “O momento de decisão não é esse, agora é hora de conversarmos, dialogar, ainda temos um tempo para discutir”, relatou o presidente da Alego.

UEG

O professor Antônio Cruvinel foi o mais votado para a reitoria da Universidade Estadual de Goiás (UEG) com 36,07% dos votos e deve ser escolhido pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) como novo responsável pela instituição de ensino para o mandato entre 2021 e 2025, após período de intervenção do governo na UEG.

Opções

Caiado ainda tem a opção de escolher nomes de outros dois candidatos que formam a lista tríplice (composta pelos três mais votados): Marcelo Moreira, que teve 33,77% dos votos; e Adriana Ribon, com 21,26% dos votos. Outros dois candidatos ainda disputaram a eleição para a reitoria da universidade: Francisco Alberto Severo de Almeida e Made Júnior Miranda. A votação foi feita por docentes, discentes e técnicos-administrativos da instituição.

Favorito

Entre os nomes que integram a lista tríplice, Marcelo Moreira é visto como mais crítico ao governo. Já Antônio Cruvinel tem apoio do secretário geral da governadoria, Adriano Rocha Lima e é primo do deputado estadual, Virmondes Cruvinel (Cidadania), que recentemente voltou para a base de apoio ao governo na Assembleia Legislativa e chegou a participar de atividades políticas de Ronaldo Caiado, como a visita do governador as obras de reforma da Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. Antônio Cruvinel chegou a UEG em 2010, através de concursos e já foi diretor da unidade de Trindade por dois mandatos.

Acordo

O presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela e o deputado estadual Paulo Cezar Martins chegaram a um acordo e vão formar chapa única nas eleições do diretório estadual do MDB, marcadas para o próximo dia 2. “Estou aqui ao lado do nosso deputado Paulo Cezar Martins, para comunicarmos juntos que nós nos reunimos, mais os integrantes das duas chapas registradas ontem e construímos, um consenso importante de unidade para o partido”, disse Daniel Vilela em vídeo gravado e replicado nas redes sociais.

Candidatura própria

As eleições do último dia 18 foram canceladas, após liminar judicial. Daniel era candidato único. A liminar foi concedida pela Justiça, a pedido do deputado estadual, Paulo Cezar Martins que tentava registrar sua chapa para concorrência. O parlamentar defende candidatura própria para 2022. “Sem sombra de dúvida, temos que buscar essa união, o fortalecimento do partido e além de tudo possamos fortalecer cada militante do MDB e na certeza vamos buscar a candidatura própria”, destacou Paulo Cezar. Daniel tem destacado que o momento ainda não é de definir apoio ou candidatura própria.

OAB

Apto para votar nas eleições para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Goiás (OAB-GO), o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), recebeu nesta sexta-feira (25), no escritório político dele o pré-candidato ao comando da instituição, Rafael Lara. Iris recebeu a 2ª via da carteira de identidade profissional em um ato solene de entrega, no último dia 1º. A sessão foi comandada pelo presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, que apoia a candidatura de Lara. A visita foi divulgada nas redes sociais de Iris.

Iris Rezende ao lado do advogado Rafael Lara. Foto: Redes Sociais de Iris Rezende

Férias

Durante as férias de Rubens Salomão, titular da Sagres em Off, coluna será assinada, por mim, Samuel Straioto.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.