O pré-candidato a prefeito de Goiânia, Wilder Morais (PSC) foi sabatinado por representantes da Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio). Wilder foi bastante indagado quanto a retomada da atividade econômica na capital, após a crise da Covid-19. O pré-candidato pretende dividir a cidade em sete macrozonas e implantar subprefeituras.

“Com a criação das sete macrozonas, podemos gerar novas receitas. Vamos promover um desenvolvimento que a cidade precisa. Não pode permitir que a região noroeste que tenha 400 mil moradores, não tenha nenhuma indústria, precisamos criar um volume de empregos para quem vive na localidade. As sete regiões econômicas, vamos desenvolver de acordo com a geração de emprego e renda”, declarou.

A proposta de criação de subprefeituras foi bastante debatida nas eleições de 2016, entre Vanderlan Cardoso e Iris Rezende. No entanto, após os debates no pleito daquela época, o assunto não teve continuidade. Ao responder questionamento da Sagres, o pré-candidato disse que não haverá aumento de despesas com a medida.

“Não vamos criar mais despesas. Haverá um central de atendimento das regiões, estaremos em contato com a população. Quem são os interlocutores dessa região? Estaremos no dia da dia discutindo as deficiências. Não sou político profissional, as subprefeituras nunca foram criadas devido a fatos políticos. A parte técnica não abriremos mão no nosso governo”, disse o pré-candidato.

Rua 44 e Região Central

Caso seja eleito, Wilder Morais citou que pretende reorganizar a Região da Rua 44. Ele argumentou que a falta de uma estruturação mais efetiva tem refletido na geração de emprego e renda no polo de modas.

O pré-candidato ainda argumentou que problemas econômicos no Centro, com estabelecimentos fechados não é um problema apenas relativo à pandemia da Covid-19, mas de abandono da região. “O Centro está morto não é por causa da pandemia, esse movimento está se estendendo para a 85 para a Bernardo Sayão”, declarou.

Durante a sabatina houve a crítica quanto ao transporte coletivo, principalmente os modais do BRT na Avenida Anhanguera e o que está sendo implantado no corredor Norte Sul.

O pré-candidato declarou que a reestruturação do Centro de Goiânia inclui alterações no trânsito como o fechamento da avenida Goiás para ônibus. “Uma dessas mudanças será na Avenida Goiás, que deixará de receber ônibus”, declarou.

Incentivos fiscais

Wilder Morais argumentou que é possível a concessão de incentivos fiscais. Ele relatou que Goiânia não pode ser uma “cidade dormitório” de municípios vizinhos como Trindade, Senador Canedo e Aparecida. Ele relatou que os municípios

Apoio

Wilder Morais estava acompanhado do vereador Paulo Daher do PMN, e do presidente estadual do Avanti, Thialu Guiotti e o presidente do Republicano na capital, deputado estadual Pastor Jefferson, três legendas que manifestaram apoio a Wilder.

Pré-candidatos a vereadores também estiveram presentes. Wilder disse que o nome da vice foi definido, mas preferiu não revelar. Apenas relatou que é uma mulher que está no grupo político dele.

Notícia em atualização