Na última pesquisa realizada pelo Ibope, Wilson Witzel (PSC) aparece liderando a disputa pelo governo do Rio Janeiro com 56% das intenções de voto. Enquanto isso, Eduardo Paes (DEM) tem 44%. Na pesquisa anterior do segundo turno, Witzel tinha 60% dos votos válidos e Paes, 40%. No primeiro turno, o candidato do PSC recebeu 3.154.771 (41,28%) dos votos válidos e Paes, 1.494.831 votos (19,56%).

 

 

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Biografia dos candidatos

Eduardo Paes (DEM)

Eduardo da Costa Paes, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro de 1969. Formou-se em Direito na PUC-RJ, mas a entrada desde cedo na política não lhe permitiu exercer a advocacia de forma efetiva. É bacharel em Direito, mas não tem registro na OAB.

Começou sua carreira política como subprefeito de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca (RJ). Em 1996, aos 27 anos, foi o vereador mais votado do Rio, com 82.418 votos. Elegeu-se deputado federal em 1998 e se reelegeu em 2002, também foi secretário de Turismo, Esporte e Lazer no mandato de Sérgio Cabral. De 2008 até 2016, foi prefeito do Rio de Janeiro por dois mandatos consecutivos.

Eduardo Paes candidatou-se a governador do Rio de Janeiro pelo DEM nas eleições de 2018, e disputa a vaga no segundo turno com Wilson Witzel (PSC).

Apoio à presidência no segundo turno

Paes manteve declaração de neutralidade durante todo o primeiro turno de eleições presidenciais. No segundo turno, o candidato afirmou ter afinidade com as propostas de segurança pública e economia de Jair Bolsonaro (PSL). Eduardo Paes não comentou sobre o candidato do PT, Fernando Haddad.

Wilson Witzel (PSC)

Wilson Witzel é doutorando em Ciência Política, mestre em Processo Civil e professor de Direito Penal Econômico na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nascido em Jundiaí, aos 19 anos mudou-se para o Rio e foi juiz federal por 17 anos. De 2014 a 2016, Wilson exerceu o cargo de presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Aos 51 anos, Witzel saiu da magistratura para se filiar ao Partido Social Cristão (PSC). Nas eleições de 2018 disputa o segundo turno para o governo do Rio de Janeiro.

Apoio à Jair Bolsonaro (PSL)

Desde o primeiro turno, Witzel declarou seu apoio oficial ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). Wilson afirma estar confiante em relação a Bolsonaro e não deixou de usar estratégias de relacionamento de sua candidatura com a do candidato do PSL. O PSC, partido de Witzel, também declarou apoio oficial a Jair Bolsonaro no segundo turno. 

“Beatriz Alves é estudante de jornalismo do Centro Universitário Alves Faria e participou do projeto “Eleições na Sagres” organizado pela Escola Sagres de Formação.”