Técnicas de Defesa Pessoal para Mulheres (Foto: Reprodução / Internet)

 

De acordo com a pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mais de 500 mulheres foram agredidas fisicamente a cada hora no Brasil em 2016, representando 4,4 milhões de brasileiras (9% do total, maior de 16 anos).

A pesquisa sobre violência contra as mulheres, procurou investigar a violência em espaços públicos, mostrando que se forem contabilizadas agressões verbais, o índice sobe para 29% de vítimas.

Para tentar se defender, as mulheres estão buscando aprender técnicas de defesa pessoal ou começaram a treinar artes marciais. Elas buscam se defender de estupro, assalto, assédio e outras formas de agressão. Em todo o Brasil, é cada vez maior o número de mulheres que buscam formas alternativas para se defender.

O perito criminal e instrutor de defesa pessoal, Rogério Róscio, concedeu entrevista para o Mulher em Destaque desta segunda-feira (26), e explicou porque as mulheres são alvos desse tipo de agressão.

“As mulheres fazem parte de um público-alvo muito interessante, uma vez que elas são de menor estatura, menor força, o agressor tende a vê-las como um alvo mais fácil. Por isso são mais procuradas, mais visadas. Hoje há um lenta procura (em relação a defesa pessoal), comparada ao número estatístico de agressões que elas sofrem”.

Rogério Róscio ministrará um workshop de defesa pessoal e combate voltado para mulheres, no dia 17 de março, dando dicas de como a mulher tem que agir em caso de alguma situação de risco. Ele explica como funciona as técnicas de defesa e um dos principais fatores de se tornar um alvo fácil.

“A maior parte da defesa pessoal não se refere ao combate ou a luta, mas a evitar a situação de perigo, para isso é essencial que a mulher esteja consciente do ambiente a sua volta. Esse é um grande problema, as pessoas estão normalmente fora do presente, estão imersas em celular, whatsapp, outros aplicativos, estão pensando no passado, no futuro e acabam deixando o presente a merse de agressores”.

O perito criminal e instrutor de defesa pessoal, ensina 15 formas de defesa pessoal que toda mulher deve saber, como por exemplo, mostrar-se sempre atenta, mudar a postura, ter cuidado com os cabelos e roupas. Rogério Róscio, também explica que para defesa pessoal, o guarda-chuva, as chaves e até mesmo uma caneca podem fazer a diferença na hora de se defender.

Confira a entrevista completa na íntegra

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/405650655&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}