Único latino- americano a ser agraciado com a medalha Pierre de Coubertin, maior honraria do esporte, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, referência mundial em valores olímpicos, participou na manhã desta quinta, 7, de um bate papo com jovens aprendizes na sede da Demá Jovem by Renapsi, em Aparecida de Goiânia.
O atleta falou por mais de uma hora sobre a sua trajetória de vida, suas conquistas e desafios no esporte, e como os valores olímpicos impactaram o seu caminho dentro e fora das pistas. Exemplo de superação reconhecido em todo o mundo, ele usou uma frase como “chave” na sua palestra: “Não importa de onde você veio, mas onde você quer chegar”.
“O esporte foi a maior ferramenta de transformação na minha vida e encontrei ele dentro da escola. Ele nos ensina a levantar quando a gente cai, a conviver com as derrotas e se fortalecer com esses momentos. Passar esses valores para os jovens, que estão buscando ascensão na vida, é fundamental, porque o esporte nos dá a superação para passar por toda a adversidade que a gente possa encontrar ao longo da caminhada”, afirmou.
Espírito Olímpico
O evento faz parte de uma série de palestras promovidas pela Demà Jovem by Renapsi dentro da estratégia “Olympism365: Esporte, Educação e Meios de Vida”, uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional que tem a parceria da Fundação SES.
“A minha história não é diferente da história de cada um desses jovens, então eu quero que eles, principalmente quando eu começar a falar da minha história, da minha vida, que eles se coloquem, se sintam, um pouco Vanderlei, né? Nessa busca, nesse comprometimento, nessa vontade de vencer e, principalmente, que eles possam ter sempre a perseverança. Porque nós somos movidos pela fé, então é isso que nos leva a superar toda a diversidade e todos os obstáculos em nossas vidas”, pontuou o ex-maratonista.
Em 2004, Vanderlei liderava a prova da Maratona nas Olimpíadas de Atenas quando foi agarrado por um espectador da prova e perdeu o ritmo. A persistência e a determinação de Vanderlei, no entanto, o levaram não somente a seguir correndo, mas ao pódio – na ocasião, o brasileiro conquistou a medalha de bronze.
Sua resiliência e seu espírito olímpico foram fundamentais para que ele se tornasse um ícone do esporte mundial e meses depois recebesse do Comitê Olímpico Internacional a medalha Pierre de Coubertin.
Referência para gerações
Com um público cuja média de idade é de 17 anos, Vanderlei falou para jovens que sequer eram nascidos quando ele alcançou tal feito olímpico. Mas não ter presenciado a história não muda o fato de que a plateia o reconhece e se inspira na sua história.
Jovens como Pedro Miguel, que é adepto do futebol, mas que, contagiado pelo espírito esportivo de Vanderlei, decidiu disputar a corrida organizada pelo evento. Ao cruzar a linha de chegada, 700m depois, Pedro falou sobre a experiência e a inspiração.
“Inspira bastante por conta da história dele. Nós garoto que temos um sonho, muitas vezes não tem condições financeiras, ou às vezes por algum motivo não tem apoio da família então é sempre um incentivo vir alguém de fora, que é do interior e cresceu, com certeza é inspirador. É como ele disse né, não importa de onde você veio, mas onde quer chegar”, avaliou.
Olympism365
A estratégia “Olympism365: Esporte, Educação e Meios de Vida” começou a ser desenvolvida pela Demà Jovem by Renapsi após firmar parceria com a Fundação Ses e o Comitê Olímpico Internacional. Desde setembro, cerca de 10 mil jovens nos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal estão tendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os valores olímpicos e a sua aplicação no dia a dia.
Para o CEO da Demà Jovem by Renapsi, Juan Carlos Moreno, a estratégia está alinhada aos valores que a instituição quer fortalecer com os jovens.
“O Olympism365 é extremamente importante para os jovens. Trazemos ídolos. São atletas bem sucedidos que são exemplos para eles. Juntamos isso com os valores que queremos implementar, de trabalho de equipe, disciplina, determinação, superar os obstáculos. Essa junção pode ser valiosa para esses jovens“, afirmou.
Além de Vanderlei Cordeiro de Lima, a rodada de palestras com referências do esporte contou com Fabi Alvim, do vôlei e Daniel Dias, da natação, que falaram presencialmente com os jovens do Distrito Federal e Tocantins, respectivamente.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.
Leia mais:
- Olympism365 chega ao Tocantins com a participação de Daniel Dias, maior atleta paralímpico da história
- COI promove valores do esporte em projeto com 10 mil jovens no Brasil
- Projeto Olympism365 “Esportes, Educação e Meios de Vida” é lançado no Chile e chegará ao Brasil por meio de parceria com a Demà Jovem by Renapsi