Goiás recebeu nesta segunda-feira (3), novo lote com 211mil doses de vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. A remessa será reservada exclusivamente para a aplicação da primeira dose. O governador Ronaldo Caiado (DEM) acredita que o carregamento seja suficiente para concluir a vacinação de pessoas com idade superior a 60 anos.

“Isso vai avançar muito. Acreditamos que vamos zerar até os 60 anos de idade e pra isso precisamos de pedir o empenho especial aos prefeitos, secretários de saúde de todos os municípios para que concluam o relatório de até 60 anos e possam receber as outras doses que serão direcionadas as pessoas com comorbidades”, afirmou o governador.

Grupos prioritários

Deputados estaduais têm apresentado propostas para que pessoas de terminados grupos sejam encaixadas na lista de prioridades para receber imunização contra a Covid-19.

O governador Ronaldo Caiado argumentou que o Plano Nacional de Imunização (PNI) não pode ser alterado de acordo com solicitações de agentes políticos e que a regra precisa ser seguida.

 “O sentimento hoje do Ministério da Saúde é de continuar dentro da regra das comorbidades e logo a seguir a continuidade pela faixa etária. Em Goiás temos mais ou menos acima de 600 mil pessoas com comorbidades abaixo de 60 anos”, afirmou Caiado

Dia das Mães

Importante data no comércio, o Dia das Mães costuma movimentar as pessoas, em busca na compra de presentes. O governador Ronaldo Caiado avaliou que a população precisa manter os cuidados quanto a higienização e uso de máscara, e reforça um alerta para terceira onda.

 “Já estamos tendo um declínio de leitos de UTI’s. Já estamos tendo uma diminuição de pacientes em fase de complicação. O que estamos vendo agora são os jovens serem acometidos com mais frequência”, informou.

Pfizer

17 mil 550 doses da vacina Pfizer devem chegar ao estado na madrugada desta terça-feira (4). As vacinas serão aplicadas em Goiânia. “As vacinas chegarão na madrugada de terça-feira, como primeira dose. Como segunda dose já está no almoxarifado do Ministério da Saúde”, destacou Caiado.