O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou, nesta segunda-feira (26), que os professores serão a próxima categoria profissional a ser imunizada contra a Covid-19. “Antes do final do mês de maio vocês já vão entrar na vacinação, para voltar a ter uma vida normal nas escolas no segundo semestre”, declarou.

O anúncio foi feito em Goianira, ao assinar ordem de serviço para a construção da quadra de esportes do Colégio Estadual José Rodrigues Naves. “Daqui uns dias, todo mundo na sala de aula”, projetou Caiado. De acordo com o governo estadual, com o avanço da imunização de idosos, é possível contemplar novos grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde e as diretrizes previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI). Trabalhadores da saúde, servidores da segurança pública e de salvamento, bem como forças armadas também foram contemplados.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), até o último sábado (24/04), foram aplicadas 797.339 vacinas contra a Covid-19 referentes à primeira a dose. Já em relação à segunda dose, foram imunizadas 303.277 pessoas.

Leia mais: Goiânia aplica 1ª dose de vacina contra Covid em idosos com 61 anos ou mais nesta segunda (26)

Goiás recebeu 1.665.280 doses de imunizantes, sendo 1.208.080 da CoronaVac e 457.200 da AstraZeneca. Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as Secretarias Municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19). Durante o evento, Caiado ainda alertou sobre a importância da atualização desse sistema em todos os municípios goianos.

“Eu peço mais uma vez uma parceria com os prefeitos, por favor, mantenham, exijam que todos os seus secretários atualizem as vacinas. É fundamental, a pessoa tomou a vacina, deem baixa no Ministério da Saúde para que Goiás apresente o número real de quem se vacinou. Porque se não vão achar que Goiás está com muitas vacinas estocadas. Graças a um prestígio junto ao ministro, ele não cortou repasse para Goiás ainda, mas ele pode alegar amanhã que alguns municípios estão com estoque de vacinas, e não estão, é porque não estão dando baixa no sistema. Qualquer secretario da saúde que tiver dúvidas pode ligar para a Secretária Estadual de Saúde e pegar informações”, frisou.

Na madrugada do última sexta-feira (23), Goiás recebeu 107,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19, o que permitiu avançar na cobertura vacinal de idosos. O 14º lote enviado pelo Ministério da Saúde (MS) contém 86 mil unidades da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 21,4 mil da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan. Das 107,4 mil vacinas recebidas, 86.055 são para a primeira dose e o restante para segunda dose.

Leia também:

*Com informações do Governo de Goiás