Segundo o Ministério da Educação (MEC), 95% dos 246 municípios goianos aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política mais recente do governo federal para alfabetização no país. A política visa subsidiar açõs dos estados, municípios e Distrito Federal para alfabetização de todas as crianças brasileiras.

Em 2021, 56,4% dos alunos foram considerados não alfabetizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nesse sentido, o objetivo é garantir que todos os alunos estejam alfabetizados até o final do 2° ano do Ensino Fundamental, o que está em consonância com a meta 5 do Plano Nacional de Educação.

Adesão

De modo geral, o Compromisso conta com a adesão de todas as unidades da federação no país, e em nível mais local, em 83% dos municípios. Até o momento, cinco estados possuem 100% de adesão, são eles: Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Piauí.

Nesse sentido, a adesão é feita pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), de modo voluntário.

Ao todo, a política prevê o investimento de R$ 1 bilhão em 2023 e R$ 2 bilhões até 2026.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul: 100%

Distrito Federal: 100%

Mato Grosso: 97%

Goiás: 95%

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de qualidade

Leia mais: