A ajuda fiscal de “avô para neto” que o Congresso Nacional aprovou na terça-feira (15) para renegociação das dívidas dos Estados e a dificuldade da base aliada do governo de Ronaldo Caiado (DEM) na Assembleia Legislativa são os temas deste episódio.
O projeto de lei 101/20 autorizou a União a repactuar mais de R$ 300 bilhões das dívidas dos Estados, R$ 21 bilhões deles do governo goiano. Relator do projeto na Câmara dos Deputados, o deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT/CE) disse na semana passada que esse projeto foi um presente de “avô para neto” para Goiás. Economistas preveem que virão pela frente dois anos de abundância para os Estados brasileiros.
No segundo bloco, um tema mais espinhoso para o governo estadual. A aprovação de projetos que reduzem direitos dos servidores públicos e a perda de maioria da base aliada governista para apreciação de projetos que exigem quórum qualificado de 25 votos pressionam Caiado. Na semana passada, a Assembleia derrubou o artigo de uma proposta de emenda constitucional (PEC) em meio à pressão dos servidores.
Confira os assuntos deste episódio:
Lissauer diz que Assembleia vai votar o regime jurídico único dos servidores ainda em 2020
Caiado comemora lei de socorro financeiro aos Estados e diz que 2021 será ano de obras em Goiás
Câmara dos Deputados aprova projeto de renegociação de dívidas dos estados
Senado aprova projeto de renegociação da dívida dos estados
Ouça +
PodFalar #116: A revolta dos governadores e a biografia de Iris Rezende
PodFalar #115: Os dilemas do MDB pós-vitória e a segunda onda da covid em Goiás
PodFalar #114: As razões do voto do eleitor e o relacionamento entre Caiado e Iris