Sagres em OFF
Rubens Salomão

Câmara Municipal aprova dia livre de impostos em Goiânia para comerciantes e lojistas

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou autorização para a Prefeitura de Goiânia regulamentar o Dia Livre de Tributos Municipais na cidade. Os vereadores ainda autorizam isenção da cobrança sobre o Imposto Sobre Serviços (ISS) de comerciantes e lojistas. O projeto tem autoria do vereador Lucas Kitão (PSD) e segue a ideia do Dia Livre de Impostos (DLI), já realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovens (CDL Jovem). O objetivo é conscientizar a população sobre a alta carga tributária.

O dia escolhido pelo autor foi o primeiro dia útil da segunda quinzena de março. A iniciativa, segundo Kitão, autoriza o Poder Executivo a instituir o Dia Livre de Tributos Municipais, como forma de conscientizar a população sobre a elevada carga tributária brasileira. “A alta carga de tributos compromete o consumo e a capacidade de empreender. Não é uma criação de um dia de crítica, mas da reivindicação por um sistema simplificado e que promova conversão de recursos arrecadados em benefícios para a população”, justificou o parlamentar.

O texto foi relatado pelo líder do Governo, Anselmo Pereira (MDB), na Comissão de Educação. Durante as negociações, o autor da matéria retirou a previsão da isenção do Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois da aprovação em segunda e última votação, o projeto segue para a sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

impostos kitão
Foto: Projeto do vereador Lucas Kitão contou com relatoria do líder do governo na Câmara Municipal. (Crédito: Alberto Maia/Divulgação)

Impostos

O Dia Livre de Impostos (DLI) 202, realizado pela CDL, ocorre nesta quinta-feira (25) em todo o território nacional. A iniciativa permite que as empresas participantes comercializem mercadorias sem repassar ao consumidor o valor dos impostos.

Valores

Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% sobre o valor final do produto. O lojista que se inscrever também poderá cadastrar seus produtos na plataforma de marketplace do evento. Segundo a CDL, a orientação é para que o comerciante escolha um produto sobrando no estoque para vendê-lo livre de impostos.

Previsão

O evento é realizado anualmente desde 2003 e a expectativa é que mais de 500 empresas goianas participem do protesto.

Missão

Depois do café da manhã em que anunciou a adesão à base do governador Ronaldo Caiado (UB), Gustavo Mendanha afirmou que sua principal missão será ajudar Daniel Vilela (MDB) a se eleger governador em 2026.

Retribuição

“Ele acreditou em mim lá no passado e eu vou retribuir agora, mesmo tendo saído de uma eleição para governador com quase um milhão de votos”, disse o ex-prefeito ao deixar o Palácio das Esmeraldas.

Candidaturas

“Muitas pessoas esperavam que eu fosse candidato novamente, mas eu não teria condição de participar de um embate, ou de ter discussões com o Daniel. Então, nesse momento, eu estarei ajudando a pavimentar para que, a partir de 2027, ele esteja governando Goiás”, completou.

Leia mais da Sagres Em OFF:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.