Sagres em OFF
Rubens Salomão

Desmatamento zero: Brasil mantém meta fora da Declaração de Belém

O Brasil decidiu manter a meta de atingir o desmatamento zero até o ano de 2030, mesmo que o objetivo não esteja na Declaração de Belém. A manutenção do compromisso foi feita pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que atribuiu a ausência desse ponto, no documento, à falta de consenso.

A declaração foi dada nesta quarta-feira (9), quando Marina ainda comentou a respeito da exploração de petróleo, pela Petrobras, em águas profundas da costa do Amapá, além da meta de desmatamento zero Segundo a ministra, a recusa do Ibama foi técnica e os agentes vão analisar o novo pedido da estatal. “O Ibama, o MMA não facilitam nem dificultam. Onze técnicos do Ibama julgaram que ainda é insuficiente dar a licença. Trata-se de exploração num lugar muito sensível e que precisa de todo o cuidado”, afirmou.

“A Petrobras reapresentou o projeto novamente e o Ibama vai dar seu veredito”, afirmou a ministra. A ex-senadora falou em entrevista diretamente de Belém, no Pará, onde participou da Cúpula da Amazônia. A ministra destacou que, nos primeiros sete meses do atual governo, o desmatamento na região reduziu em 42%. Segundo ela, a curva do desmatamento, no Brasil, tem como líder o estado do Mato Grosso. É preciso intensificar o combate, com apoio do governo do estado e do agronegócio.

desmatamento zero marina silva
Foto: Ministra Marina Silva na instalação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS). (Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)

Desmatamento zero

A ministra defende que ações conjuntas são ponto fundamental para atingir a meta de desmatamento zero. “É preciso que todos os estados e o governo federal trabalhem juntos”, disse.

Cerrado

Além disso, Marina Silva destacou a importância do cerrado, bioma onde os níveis de desmatamento cresceram em média, apesar de redução em Goiás. A ministra também citou a importância da vida dos povos originários, inclusive para a manutenção das florestas em pé.

Indígenas

Para ela, é preciso que haja ações de reparação às formas de discriminação e violência. Entre elas, que todos os territórios indígenas tenham demarcação.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática; ODS 15 – Vida Terrestre; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.