Praça Joaquim Lúcio honra coronel que buscou nova capital

O mais icônico símbolo de Campinas, a Praça Joaquim Lúcio homenageia o coronel que participou da transferência da capital de Goiás para a região. Com participação marcante nos 213 anos de existência do bairro, a praça ocupa lugar central na história da extinta cidade de Campininha das Flores. Até 1933, com 123 anos, a praça era sede do município com grande extensão de terras. 

Além de nomear a praça, o coronel Joaquim Lúcio também possui um busto em sua memória no mesmo local. Em 1935, com o decreto que criou oficialmente o município de Goiânia, Campinas passou a ser bairro, essencial para o projeto de desenvolvimento político e econômico do Estado. Atualmente, o setor se destaca no âmbito do comércio varejista e atacadista.

Antes da confirmação, o coronel e sua família atuaram na articulação para a transferência da Capital para Campinas, que na época era uma promissora cidade. O filho de Joaquim Lúcio, José Tavares, conseguiu a assinatura de 28 prefeitos de cidades goianas que concordavam com a transferência da capital para a então Campininha. Depois disso, a cidade virou bairro e foi integrada a Goiânia.

(Foto: Rubens Salomão)

Região

A região tem muita história. Ao redor da praça, por exemplo, podem ser vistos edifícios preservados, como o antigo Palace Hotel (hoje Biblioteca Cora Coralina) e a antiga sede da prefeitura do município de Campinas. 

Próximo à praça também está localizado o Parque Campinha das Flores, inaugurado em 2012. Atualmente, o Setor Campinas é bastante conhecido por abrigar intenso comércio especializado e popular, com lojas encontradas principalmente ao longo das Avenidas 24 de Outubro e Anhanguera.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

(Foto: Rubens Salomão)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.