Aeroporto Santa Genoveva embarca há quase 70 anos

Goiânia chega há quase sete décadas de história aeroportuária. São 68 anos desde a inauguração do primeiro aeroporto, em 1955. A capital já teve ao longo de sua trajetória, três aeroportos, os dois últimos na mesma área. 

Em 2016 foi inaugurado o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva. A estrutura tem novas e modernas instalações em uma área de 34,1 mil m², foram construídas quatro pontes de embarque e estacionamento com 971 vagas.

Goiânia tem capacidade para receber até 6,5 milhões de passageiros por ano. Em 2015, a demanda foi de 3,31 milhões de viajantes. Atualmente o terminal é administrado pelo grupo CCR. Desde 2020 o terminal passou a ser internacional. 

Com uma pista de pousos e decolagens de 2.500 metros, o terminal tem capacidade para receber aeronaves de porte do Boeing 737.

Aeroporto 2

A transferência para o novo aeroporto se deu pelo fato de o antigo não conseguir atender a demanda de passageiros de Goiânia. O antigo terminal do Aeroporto Santa Genoveva foi inaugurado em 1955.

O início da operação se deu um ano depois. Com a construção da infraestrutura básica, constituída de uma pista de pouso de terra de 1.500 metros e uma modesta e improvisada estação de passageiros, as operações aéreas neste novo local tiveram início.

A origem do nome Santa Genoveva, que é também o nome do bairro onde está localizado o aeroporto, vem da homenagem que um dos doadores do terreno, o médico, farmacêutico, escritor e empresário Altamiro de Moura Pacheco prestou a sua mãe, Dona Maria Genoveva de Moura Pacheco, que levava o mesmo nome da santa. 

Na década de 1970, o aeroporto foi transferido para a Infraero, que deu início a importantes reformas como a recuperação da pista de pouso que se encontrava interditada, devido à precariedade das condições operacionais.

(Foto: Infraero)

Aeroporto 1

O primeiro aeroporto de Goiânia, era um campo modesto com uma concepção baseada na realidade da época. Foi implantado em meados da década de 1930 e localizava-se em uma área entre o Centro e o Setor Aeroporto, entre o Setor Campinas e o Centro da cidade. Nestes 90 lugares, há um capítulo específico sobre o primeiro aeroporto de Goiânia e a Praça do Avião.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.