O perfil do jovem de hoje e o seu envolvimento no esporte foi um dos temas da aula inaugural do projeto Olimpismo365 nesta semana em Brasília. Na ocasião, o professor de Educação Física, assessor especial da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Marcelo Ottoline, ministrou uma palestra na presença de jovens da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) da capital federal.
Assista à entrevista a seguir no Tom Maior
“Nossa missão é bastante positiva. Ela permite com que nós possamos formar uma cidadania em cada um daqueles que passam por nós, pelas nossas orientações, e nos permite contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. São esses os verdadeiros princípios do Olimpismo, os valores que permitem um convívio harmonioso, soluções de conflito sem uso da violência e uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma Ottoline, que também é consultor do projeto Olimpismo365.
Segundo Ottoline, o objetivo é apresentar aos jovens desafios para que se coloquem em movimento e permitam a construção de valores sociais. Entre estes estão a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a inclusão e a solidariedade. Ademais, a missão do projeto é proporcionar a “visão olímpica durante todos os dias do ano”.
“A proposta é apresentarmos desafios e que estes desafios sejam motivadores para que esses jovens se coloquem em movimento e que as ações permitam essa construção de valores sociais e que têm na sua essência o Olimpismo”, discorre Ottoline, em entrevista ao programa Tom Maior, da Sagres.

Por mais esporte entre os jovens
De acordo com o consultor do Olimpismo365, a ação se faz necessária tendo em vista que os jovens atualmente estão cada vez mais conectados às mídias sociais. Desse modo, a geração à qual pertencem pouco se dedica ao esporte e, consequentemente, seus valores.
“Vamos propor e cada um vai se identificar mais ou menos com essas ações. Por isso não podem ser únicas, devem ser plurais. Pelo menos em uma das atividades ele vai conseguir se encontrar. Na palestra inaugural tivemos uma proposta de dança, alguns de imediato se identificaram, fizeram o desafio, dançaram para que todos pudessem ver, outros já nem tanto, mais tímidos. Então nossas ações serão nesse sentido”, complementa.
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, aponta que oito em cada dez crianças e adolescentes de 11 a 17 anos não realizam atividade física suficiente. No Brasil, o percentual é ainda maior: 84% dos jovens nessa faixa etária são menos ativos do que deveriam.
Olimpismo365
O Olimpismo365 é um projeto do Comitê Olímpico Internacional (COI), no Brasil. A ação conta com atuação da Demà Jovem by Renapsi em parceria com a Fundação SES, de Buenos Aires.
Além disso, o programa Olimpismo365 envolve em sua agenda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre eles, destacam-se os ODS 3 — Saúde e Bem-Estar; ODS 4 — Educação de qualidade; ODS 8 Trabalho decente e crescimento e ODS 17 — Parcerias para os objetivos.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desevolvimento Sustentável (ODS) 06 da Agenda 2030 da ONU – ODS 3 — Saúde e Bem-Estar; ODS 4 — Educação de qualidade; ODS 8 Trabalho decente e crescimento e ODS 17 — Parcerias para os objetivos