O avanço da tecnologia alinhado à inclusão fez com que uma das maiores indústrias do mundo, a de games, criasse jogos que contemplem pessoas com deficiência visual. Afinal, todos podem jogar, basta as grandes empresas aderirem à inclusão, como no caso da desenvolvedora Dowino. A empresa se destacou ao criar este jogo voltado para pessoas com deficiência visual.

Imagina jogar um game narrativo em mundo medieval e a única forma de sobreviver é através da sua audição? O audiogame “A Blind Legend” proporciona experiências em apenas um único sentido do ser humano. O jogo está disponível na Steam e para aparelhos movéis, como Android e iOS, desde 2016, e traz uma história emocionante entre pai e filha. O designer de games Gabriel Cian Seixo de Brito contou que é importante as industrias de jogos eletrônicos criarem games mais acessíveis.

“O jogo inteiro é pensado para pessoas com deficiência visual. É 100% escuro, [apresenta] somente som. É um jogo que traz uma experiência enriquecedora até para quem consegue enxergar”, contou o Gabriel.

Sobre o jogo

Edward Blake e sua filha Louise no Reino do Castelo Alto. Foto: A Blind Legend

Embarquem em uma experiência única, onde não há absolutamente nada em vídeo, apenas sons. Pegue um bom fone de ouvido e coloque à prova a sua audição nessa imersão sensorial. Em “A Blind Legends” você vai mergulhar em uma aventura medieval e perigosa ao assumir o papel de um cavaleiro cego, Edward Blake. A sua filha, Louise, assume um importante papel: guiar o seu pai em uma perigosa jornada pelo Reino do Castelo Alto para salvar sua mãe, Dame Caroline. Ela foi sequestrada pelo vilão Thork, e cabe à sua família salvá-la.

Comandos

A jogabilidade é intuitiva e não exige tantos comandos, mas é diferente em cada plataforma. Primeiramente, o jogo é narrado por Louise e basta seguir os comandos dela, principalmente nos combates. Quem optar por aparelho móvel, ao se locomover com Edward Blake é necessário deslizar o dedo para frente, para trás ou para os lados, pois dessa forma irá deslocar o personagem pelo ambiente. Já no computador, é necessário usar as setas do teclado.

Além disso, o menu do jogo também não possui nenhum gráfico, apenas uma tela preta com um nevoeiro.

Acessibilidade

Este jogo sério é totalmente acessível para pessoas com deficiência visual e é destinado a qualquer jogador que esteja ansioso por uma experiência diferente. Afinal, o gamer é o personagem e esse tipo de imersão ajudará a aumentar a conscientização do público sobre importância a inclusão. Além disso, outro metódo de inclusão nos games é a dublagem.

“Houve muita pesquisa e ciência em cima disso, tem uma qualidade sonora impecável, dublado em várias línguas, inclusive a própria dublagem é uma forma de acessibilidade. Estamos acostumados a jogar jogos em outros idiomas, e por que não traduzir para a nossa língua? É necessário”, afirmou.

Leia mais