Sagres em OFF
Rubens Salomão

Adiada discussão sobre criação de verba de gabinete na Câmara de Goiânia

Vereadores têm tratado com cautela as modificações na estrutura administrativa do Legislativo. A proposta de uma “minirreforma” não deve prosperar antes do recesso. Segundo vereadores consultados pela coluna, a proposta não resultará em aumento de despesas para a Câmara. O que será retomada é a discussão sobre a criação de uma verba de gabinete, nos moldes da Assembleia Legislativa, como antecipado pela Sagres em 20 de abril.

A ideia é fazer com que cada parlamentar tenha direito a uma verba específica de gabinete para contratação de seus auxiliares, e promover a distribuição e aplicação dos valores recebidos de acordo com a necessidade. Um parlamentar que compõe a Mesa Diretora da Câmara informou que cada vereador pode nomear até 12 funcionários comissionados” e “pedir a disposição de dois servidores efetivos, dos quadros da própria Câmara de Goiânia ou da Prefeitura, com complemento de função gratificada”.

O motivo é que além do pouco tempo para aprovação antes do recesso, previsto parar a próxima semana, os parlamentares estão atentos quanto as correções que estão sendo feitas nas emendas impositivas apresentadas por eles. A Sagres informou em 11 de maio que os vereadores tiveram que refazer projetos de 190 emendas. As correções já foram encaminhadas para a secretária Valéria Pettersen, de Relações Institucionais.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Agrados

Cotado para substituir Sandes Júnior na função de líder do prefeito na Câmara de Goiânia, o vereador Leandro Sena (Republicanos) apresentou duas propostas para concessões de títulos de cidadania goianiense para auxiliares do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). A primeira para o secretário de Finanças, Geraldo Lourenço. A segunda foi para o secretário de Governo, Arthur Bernardes. Porém, no caso da homenagem proposta por Sena a Bernardes não deve prosperar, já que em 18 de maio, o vereador Dr Gian (MDB) já havia apresentado proposta de mesmo teor.  Pelo regimento da Câmara, tramita a que foi protocolada primeiro.

Investigação

O Ministério Público de Goiás investigará a queda do reservatório de água na cidade de Senador Canedo. A promotora de Justiça, Marta Loyola explicou que será apurada a responsabilidade pelo desastre, já que há uma pessoa ferida e ainda há preocupação quanto a garantia do abastecimento de água no município. A promotora acompanha a execução do Plano Emergencial do Sistema de Abastecimento Hídrico de Senador Canedo.

Nomeado

O ex-presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e ex-prefeito de Porteirão, José de Sousa Cunha foi nomeado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) para ocupar o cargo de assessor especial da Governadoria, da Secretaria-Geral da Governadoria. Cunha contou à coluna que o convite foi feito há alguns dias, mas que ainda falta definir qual função ele irá executar.

Patriota

O Juiz da 18ª Vara Cível de Brasília, Evandro Moreira da Silva, determinou que o diretório nacional do Patriota libere a senha do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), em 24 horas, para a direção do partido em Goiás. No caso da não liberação da senha no prazo exigido, o diretório nacional pode ser multado diariamente em R$ 1.000, até o limite de R$ 50.000. O presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso está afastado por 90 dias. Neste período, o comando está nas mãos do vice presidente Ovasco Resende.

Campus Party

O governo estadual firmou convênio para a realização da Campus Party Goiás. Pelo segundo ano consecutivo Goiás receberá uma edição digital. De 22 a 24 de julho, serão seis palcos no evento, sendo cinco deles 100% online e o Palco Goiás, híbrido, diretamente do Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. O Palco Goiás terá um estúdio em que os MCs (mestres de cerimônia) vão conduzir e comentar sobre o evento nos intervalos entre as palestras, painéis e workshops.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.