Sagres em OFF
Rubens Salomão

Rogério Cruz busca em Brasília recursos para cumprir promessa da campanha de 2020

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) volta a cumprir agenda em Brasília nesta quarta-feira (09), com reuniões agendadas nos ministérios da Saúde, Cidadania, Secretaria de Governo e FNDE. Pela primeira vez, o prefeito será acompanhado da secretária de Relações Institucionais, Valéria Pettersen (MDB), que deixou mandato de vereadora em Aparecida de Goiânia com a intenção de realizar na Capital trabalho semelhante ao desempenhado na Secretaria de Captação e Projetos Especiais, durante gestão de Maguito Vilela em Aparecida de Goiânia.

Ouça a coluna:

Valéria participará dos encontros com os ministros da Cidadania, João Roma (Republicanos/PE), e da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL/DF), ambos deputados federais licenciados. Na Cidadania, a intenção é avançar no financiamento de projetos para praças e parques, com base na ideia do prefeito de “fazer Goiânia a cidade mais verde do mundo”.

A comitiva em visita ao Ministério da Saúde será reduzida a duas pessoas: o prefeito e o secretário Durval Pedroso, por limite imposto por Marcelo Queiroga em medida de prevenção à covid-19. Depois de reuniões com o segundo escalão, desde o início da administração, esta será a primeira agenda de Rogério Cruz com o ministro, com objetivo de definir detalhes para a implantação dos Centros de Especialidades Médicas, alvo de promessa feita ainda na campanha eleitoral de 2020. Além disso, a prefeitura busca a qualificação, pelo ministério, das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Jardim América, Parque Industrial João Braz e Residencial Itaipu.

Educação

O prefeito ainda tem agenda com a direção do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), acompanhado do secretário Wellington Bessa (DC). Na pauta, a sequência da busca por recursos para escolas em tempo integral, além da regularização burocrática de recursos que estaria que estariam, segundo o Paço, quase voltando a Brasília por não terem sido empregados.

Condição única

Depois de definir à Coluna que pretende ser o candidato da base bolsonarista ao governo de Goiás, o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot, aponta que só considera deixar o partido Patriota caso o presidente Jair Bolsonaro e optarem por não lançar candidato ao Palácio das Esmeraldas em 2022.

Garantias

Jânio tem buscado aproximação com o grupo bolsonarista, inclusive via setor empresarial, desde a saída do PSDB. Dentro do Patriota, tem a garantia de que será candidato dada pelo presidente regional, Jorcelino Braga. A questão é que, com a disputa pelo comando da sigla em Brasília, Braga pode ser retirado do comando.

De saída

A crise na direção nacional do Patriota tem afastado o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo, que já considera outro caminho partidário. O vereador considera convites do vice-governador, Lincoln Tejota (Cidadania), além de sondagens de PSB e PSD. Romário considera candidatura a deputado estadual em 2022.

Debate

A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou ontem, em segunda e última votação, o projeto de lei que altera a legislação de criação da Saneago. A matéria teve 20 votos favoráveis e dez contrários.

Alteração

O texto é referente à mudanças na Lei Estadual nº 6.680, de 13 de setembro de 1967. O governo pretende adaptar o texto à Lei Federal nº 14.026, de 15 de julho de 2020, que instituiu o Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Patrimônio

O prefeito Rogério Cruz sancionou Lei Municipal que reconhece os pit dogs como patrimônio cultural e imaterial de Goiânia. O evento de assinatura foi restrito, no Paço Municipal, e contou com a presença de representantes do SindPitDog, vereadores, do secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, entre outros membros da gestão.

Mais lidas:

Leia também: