Aeroporto Santa Genoveva embarca há quase 70 anos

Goiânia chega há quase sete décadas de história aeroportuária. São 68 anos desde a inauguração do primeiro aeroporto, em 1955. A capital já teve ao longo de sua trajetória, três aeroportos, os dois últimos na mesma área. 

Em 2016 foi inaugurado o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva. A estrutura tem novas e modernas instalações em uma área de 34,1 mil m², foram construídas quatro pontes de embarque e estacionamento com 971 vagas.

Goiânia tem capacidade para receber até 6,5 milhões de passageiros por ano. Em 2015, a demanda foi de 3,31 milhões de viajantes. Atualmente o terminal é administrado pelo grupo CCR. Desde 2020 o terminal passou a ser internacional. 

Com uma pista de pousos e decolagens de 2.500 metros, o terminal tem capacidade para receber aeronaves de porte do Boeing 737.

Aeroporto 2

A transferência para o novo aeroporto se deu pelo fato de o antigo não conseguir atender a demanda de passageiros de Goiânia. O antigo terminal do Aeroporto Santa Genoveva foi inaugurado em 1955.

O início da operação se deu um ano depois. Com a construção da infraestrutura básica, constituída de uma pista de pouso de terra de 1.500 metros e uma modesta e improvisada estação de passageiros, as operações aéreas neste novo local tiveram início.

A origem do nome Santa Genoveva, que é também o nome do bairro onde está localizado o aeroporto, vem da homenagem que um dos doadores do terreno, o médico, farmacêutico, escritor e empresário Altamiro de Moura Pacheco prestou a sua mãe, Dona Maria Genoveva de Moura Pacheco, que levava o mesmo nome da santa. 

Na década de 1970, o aeroporto foi transferido para a Infraero, que deu início a importantes reformas como a recuperação da pista de pouso que se encontrava interditada, devido à precariedade das condições operacionais.

(Foto: Infraero)

Aeroporto 1

O primeiro aeroporto de Goiânia, era um campo modesto com uma concepção baseada na realidade da época. Foi implantado em meados da década de 1930 e localizava-se em uma área entre o Centro e o Setor Aeroporto, entre o Setor Campinas e o Centro da cidade. Nestes 90 lugares, há um capítulo específico sobre o primeiro aeroporto de Goiânia e a Praça do Avião.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: