A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 75 anos em 2023. Adotada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1948, o documento marca a primeira vez que a humanidade estabeleceu conjuntamente os direitos fundamentais individuais e universais. Portanto, nos dias 14 e 15 de dezembro, a Alego recebe o seminário “Brasil: Direitos Humanos para quem?”. O evento é para comemorar e ao mesmo tempo refletir sobre os desafios e as conquistas dos direitos humanos no país.

O seminário é uma parceria entre instituições importantes da sociedade goiana: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região e Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. Além do judiciário, com o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e do poder público estadual, com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS).

Seminário

A Declaração reconhece a igualdade de todos os seres humanos, marcando leis e políticas que eliminem distinções de raça, cor, sexo, idioma e religião, por exemplo. Desta forma, o seminário terá diversas atividades com especialistas, representantes de instituições e da sociedade civil para conversar sobre temas importantes ligados aos direitos humanos.

A pauta está em todos os assuntos da vida cotidiana: segurança e violência, diversidade e racismo, saúde e trabalho, educação e cultura. Mas o seminário também irá debater meio ambiente, democracia e a participação social das pessoas em todos esses assuntos.

As atividades incluem capacitação, oficinas, diálogos. Assim, entre os especialistas que participarão do evento estão políticos, como o presidente da Alego, Bruno Peixoto. Da área da educação, a reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Olga Izilda Ronchi; e do judiciário, o  promotor de Justiça da Área Infância e Juventude, Pedro de Mello Florentino, entre muitos outros. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site do seminário.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 10 – Redução das desigualdades, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais: