O Ministério da Educação (MEC) fará seis encontros no ciclo de seminários sobre educação digital. O segundo debate ocorreu na terça-feira (2) para discutir “Educação digital e currículo”. Mas o seminário inteiro tem como tema “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”. 

Os encontros fazem parte do eixo Currículo do programa Escolas Conectadas, lançado pelo MEC no ano passado para melhorar a conectividade das unidades escolares do país. Assim, o programa possui mais cinco eixos sobre conectividade, gestão, dispositivos, recursos e competências e formação.

A pasta da educação está estudando o currículo do ensino básico do país dentro do programa Escolas Conectadas. Por isso, o seminário desta terça-feira contou com dois painéis sobre “Desafios curriculares da educação digital” e “Integração da educação digital nos currículos”. 

Educação básica

O evento está sendo acompanhado pela Secretaria da Educação Básica do MEC. Então, a secretária Kátia Schweickardt afirmou que a proposta do debate acerca do currículo é que ele seja o orientador das práticas pedagógicas. E, portanto, promova um conhecimento significativo sobre a vivência digital das crianças e adolescentes.

“É preciso fazer com que o ambiente da internet, que pode ser profícuo para avançar no conhecimento significativo, não se torne um ambiente violento, promotor de racismo e de intolerância. Que a gente possa, cada vez mais, desenvolver uma linguagem fraterna e colaborativa, onde possamos aprender, cada vez mais, juntos, trocar experiências e apoiar aqueles que mais precisam”, disse. 

O ciclo de seminário conta ainda com seis oficinas realizadas pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: