Paralisado desde 17 de março, o Campeonato Goiano prepara para retomar as atividades a partir do próximo dia 31. A retomada da competição foi pauta de entrevista do presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Luiz Pitta na Rádio Sagres. Um retorno que será mais criterioso de acordo com o dirigente.

“A gente conta que nos próximos dia haja uma redução dos casos, até porque sabemos que esse fechamento demanda de alguns dias para fazer efeito. Inclusive é do nosso interesse apertar ainda mais os nossos protocolos, reduzindo ainda mais as pessoas que vão estar presentes nesses jogos”, declarou Pitta.

Em março de 2020, quando houve a primeira paralisação, o futebol ficou mais de quatro meses sem partidas oficiais. O Goianão da temporada passada foi finalizado somente esse ano. Apesar disso, André Pitta acredita que o momento é diferente e que a competição possa ser encerrada na temporada que ela corresponde.

“A diferença do ano passado é que todo mundo não sabia com o que estava lidando. As decisões que sofremos foram de paralisações sem período de retomada. Hoje estamos em um cenário diferente, que o decreto é de 14 dias. Então estamos trabalhando e planejando dentro desse período, pensando na retomada. Se vier outra decisão, iremos avaliar e decidir com base nela”, afirmou.

Calendário

Após a parada de cerca de 4 meses, o calendário do futebol brasileiro ficou ainda mais apertado. Todos os campeonatos foram disputados e com os mesmos regulamentos antes da pandemia. A recente paralisação tirou três datas do Goianão, mas André Pitta destaca que a competição terá datas para o encaixe das rodadas atrasadas.

“A princípio o campeonato permanece da forma que foi definido no conselho técnico, com todas as fases mantidas como está no regulamento. Sabemos que a Copa do Brasil possui duas datas para a próxima fase, então uma ficará disponível, ficando duas pendentes. Vamos procurar encaixar ao longo do campeonato para que a gente consiga cumprir tudo o que ficou definido”, esclareceu Pitta.

De acordo com o calendário pré-estabelecido, Goiás e Jaraguá duelarão no retorno do Goianão no dia 31 de março, às 21h30, no Estádio Hailé Pinheiro. Sobre a logística, Pitta afirmou que as datas foram pensadas para os clubes poderem viajar tranquilamente.

“Nós tivemos um cuidado de marcar o jogo somente no dia 31 e ainda ajustamos com o Jaraguá para que ele se desloque a Goiânia somente no dia do jogo, cumprindo o decreto. No dia 1º, em jogos que necessitam de viagem um pouco mais longas, todas as equipes podem viajar no dia 31 da forma como costumam fazer nas outras rodadas normais”, explicou.

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do jornalista Charlie Pereira