Em um jogo com poucas chances de gol, de sistemas defensivos bem postados e pouca ousadia, a seleção de Gana venceu a Sérvia por 1 a 0 na abertura do Grupo D da Copa do Mundo, no estádio Loftus Versfeld, em Pretória. O gol salvador saiu aos 38 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti do atacante Asamoah Gyan.

ÁUDIO: OUÇA O GOL DA PARTIDA

Gyan fez o nono gol na Copa até agora, que com os sete jogos disputados até o momento, possui a fraca média de 1,2 gols por partida. Os africanos, que fazem a sua segunda Copa do Mundo, enfrentam na próxima rodada a Austrália, no dia 19, às 11h em Rustemburgo. Já a Sérvia, que chegou à Copa após uma excelente campanha nas eliminatórias, tenta a recuperação diante da principal força do grupo, a Alemanha. O jogo será no dia 18, às 8h30, em Port Elizabeth.

PRIMEIRO TEMPO FRACO

O primeiro tempo foi fraco, com nenhuma chance criada pelas equipes. Os africanos começaram melhor, utilizando principalmente a velocidade em jogadas de linha de fundo e a habilidade individual de alguns jogadores, mas não conseguiram objetividade. A Sérvia equilibrou a partida a partir da metade do segundo tempo e com isso realizou os melhores lances da primeira etapa.

Gana até que tentou e chegou à área sérvia nos primeiros minutos com Boateng e Annan. Entretanto nenhum chute levou perigo ao gol defendido pelo goleiro Stojkovic. Nos momentos iniciais a Sérvia tentava a ligação direta com o atacante grandalhão Zigic, de 2,02m, o mais alto do mundial.

A primeira boa chance no jogo partiu do experiente meia da equipe europeia, Stankovic. Aos 28 minutos o jogador da Inter de Milão cobrou uma falta de longe e a bola passou perto do ângulo da baliza defendida por Kingston. O capitão sérvio foi o autor do único chute certo na primeira etapa, aos 38 minutos, mas que não assustou os ganeses.

PÊNALTI E EXPULSÃO

O segundo tempo foi melhor. Os dois times arriscaram mais e levaram perigo às metas adversárias. Gana teve mais ímpeto e chutou mais a gol do que a Sérvia, foram 13 arremates contra 10 dos europeus. Os sérvios ainda insistiam nas jogadas aéreas na tentativa de algum lance com o atacante Zigic, mas sem sucesso, o que levou à substituição do centroavante posteriormente. Gana aos poucos tomava conta da partida e conseguiu assustar aos 8 minutos com Ayew, e aos 14 com Gyan.

Aos 29 minutos, o lance que mudou a cara da partida. O zagueiro Lukovic levou o segundo amarelo do jogo e foi expulso, deixando o time do técnico Radomir Antic com um a menos. Mesmo com um a menos a Sérvia ainda conseguiu criar duas boas oportunidades, uma com Krasic que chutou forte para boa defesa de Kingston, e outra com Ivanovic que arrematou de fora da área e a pelota passou perto do gol ganês.

Entretanto quem levou a melhor foi Gana. Aos 37 minutos o meio-campo Kuzmanovic colocou a mão na bola dentro da área após cruzamento, e o juiz argentino, Hector Baldassi, apitou a penalidade. O atacante Asamoah Gyan foi para a cobrança e fez o tento da vitória. Os africanos ainda mandaram a bola na trave no finalzinho da partida, também com Gyan, entretanto o árbitro viu impedimento no lance.

FICHA TÉCNICA – SÉRVIA 0 X 1 GANA

Local: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória (África do Sul)
Data: 13/06/2010, domingo
Horário: 11h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Héctor Baldassi (Argentina)
Assistentes: Ricardo Casas e Hernan Maidana (ambos da ARG)

SÉRVIA:
Stojkovic, Ivanovic, Lukovic, Vidic, Kolarov; Milijas (Kuzmanovic), Krasic, Jovanovic (Subotic), Stankovic; Zigic (Lazovic) e Pantelic.
Técnico: Radomir Antic.

GANA: Kingson, Pantsil, Vorsah, Mensah, Sarpei; Annan, Boateng (Addy), Ayew; Asamoah Gyan (Owusu-Abeyie), Tagoe, Kwadwo Asamoah (Appiah)
Técnico: Milovan Rajevac.

Cartões amarelos:
Lukovic, Kuzmanovic, Zigic (Sérvia); Vorsah e Tagoe (Gana)

Cartão vermelho: Lukovic (Sérvia)