Sagres em OFF
Rubens Salomão

Apesar das promessas, votações sobre queimadas e garimpo seguem paradas

A Câmara dos Deputados ainda sequer discutiu propostas alvo de promessas do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), sobre assuntos relacionados à sustentabilidade. Entre os temas, estão desmatamento de terras e garimpo ilegal. Ambientalistas defendem que a Câmara vá além e aprove propostas em defesa de biomas. Como a Amazônia e o Pantanal, que sofrem com as secas e queimadas que assolam o território nacional.

Entre os textos alvos de promessas estão, por exemplo, projetos que endurecem as penas para incêndios florestais. Eleito em 2021 pela primeira vez, Arthur Lira deixa a Presidência da Câmara em fevereiro do próximo ano. Desde o início de seu mandato, 26 propostas relacionadas a questões ambientais foram aprovadas pelo plenário da Casa, segundo levantamento do portal G1.

Parte das promessas integra o que Lira chamou “pauta verde”, uma série de propostas aprovadas às vésperas da 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28). Esses projetos tratam de medidas e incentivos para transição energética no Brasil. Outra é um conjunto de medidas criticado por ambientalistas por fragilizar proteções a biomas e legislações ambientais, como a medida provisória do governo Jair Bolsonaro (PL) que afrouxou regras de preservação da Mata Atlântica, aprovada em 2023; e o projeto que amplia brecha para grilagem de terras, aprovada em 2021.

promessas PREJUÍZO AGRO INCÊNDIO FOGO MARINA SILVA
Foto: Grandes focos de incêndio atingem áreas do Parque Nacional de Brasília, em 16/09/2024. (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Promessas

Em abril deste ano, quando a contagem regressiva para o fim de seu mandato marcava nove meses, Arthur Lira voltou a fazer promessas. Ele declarou a uma plateia de autoridades e produtores rurais que se comprometia a levar os temas do desmatamento e da exploração de minério ilegal à pauta da Câmara.

Discurso

“O Brasil tem um problema crônico que precisa ser enfrentado. E eu prometo a todos que, até o final dos meus nove meses — portanto, um prazo de uma gestação — vamos trazer para discussões dois assuntos que o Brasil faz questão de não enxergar que é desmatamento ilegal e exploração de minério ilegal no país. Isso é o que denigre. Nós sabemos que existe e fechamos os olhos para não tratar numa legislação. Quem paga a conta lá fora é o produtor rural. Isso não pode prosperar”, afirmou na abertura da “89ª Expozebu”, em Uberaba (MG).

promessas pautas ambientais arthur lira camara
Foto: Apesar de promessas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), propostas ambientais não saem do papel. (Crédito: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Tempo passa…

Passados cinco meses, no universo de textos ligados ao desenvolvimento sustentável ou ao meio ambiente discutidos até o momento na gestão Lira, não há, porém, qualquer avanço em projetos que discutam punições ou freios ao desmatamento ou à exploração de minérios ilegal no plenário da Casa.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais lidas:

Leia também: