Um dos principais nomes do Atlético Goianiense para a disputa do Campeonato Brasileiro, o meia Matheuzinho ficou fora da estreia do time na Série A, quando o Dragão derrotou o Flamengo por 3 a 0 no Estádio Olímpico. Tanto ele como Júnior Brandão testaram positivo para a covid-19 no teste da CBF e mesmo após novos exames afirmando que os dois não tinham a doença, foram vetados da partida e só foram informados horas antes da bola rolar.
“Ele (Matheuzinho) recebeu a notícia durante a palestra, nós fomos avisados às 18h30. Todos os vídeos continham o nome do Matheuzinho porque eu acreditava que ele viria para a partida. Então é um choque, o jogador fica chateado mesmo ainda mais nesse cenário, a volta do futebol para o Atlético, um jogo contra o Flamengo, com toda a mídia nacional e internacional acompanhando”, explicou o técnico Vágner Mancini após o jogo.
Como o novo exame realizado na manhã de quarta-feira (12) não detectou a doença, o clube entrou com recurso no Comitê Médico da CBF para ter os dois à disposição contra a equipe carioca, mas não obteve êxito. Segundo o médico do Atlético-GO, Gleyder Nunes, o processo foi parecido com o do dia anterior quando o Dragão conseguiu a liberação da entidade para contar com Jean, João Victor, Dudu e Marlon Freitas. No entanto, diferentemente destes casos, o clube não tinha como comprovar que Matheuzinho e Brandão já tinham cumprido os 10 dias do protocolo e tudo aconteceu ‘em cima da hora’.
“Eu, sinceramente, acho que ninguém tem culpa na história. Pelo que eu sei, ele não teve os dias que comprovam. No regulamento da CBF diz que são 10 dias após o exame e ele tinha oito ou nove. Acho que para o jogo contra o Sport ele já estará à disposição”, afirmou o treinador rubro-negro.
Fora da estreia, Matheuzinho desabafou nas redes sociais e demonstrou chateação por, mesmo com os resultados negativos em mãos, ter desfalcado o Atlético-GO em jogo tão importante. Em post no Instagram, o meia disse: “Alegaram que eu estava com covid-19. Resultado do meu exame que saiu hoje às 16h: negativo. Estou fora da partida diante do Flamengo, estou bem e não tenho covid. Parabéns aos envolvidos!”
Mesmo com o desfalque de última hora, Vágner Mancini não lamentou. O técnico destacou que situações parecidas devem acontecer com outras equipes ao longo da competição.
“É um momento onde todos nós entendemos, temos passado na vida por superações e isso pode acontecer com outros jogadores e com outras equipes também. Nós temos que virar a página, pensar positivamente. Não jogou o Matheuzinho, mas jogou o Éverton Felipe; não jogou o Brandão, mas jogou o Hyuri e felizmente a gente venceu. É hora de entender o momento e a vida tem que seguir de forma positiva”, analisou.
Para o jogo contra o Sport, a comissão técnica do Atlético-GO não deve passar pela expectativa de saber momentos antes da partida quem poderá escalar ou não. Com a modificação no protocolo da CBF, as equipes poderiam escolher um laboratório diferente do indicado pela entidade e foi o que fez a direção atleticana.
Já com um novo laboratório, os jogadores passaram por uma bateria de exames nesta quinta-feira (13) e os resultados já devem ser conhecidos na noite desta sexta-feira (14). Como Matheuzinho testou negativo no exame do dia 31 e também na quarta-feira (12), o clube acredita que o atleta será liberado pela CBF para entrar em campo contra o Sport.