Arena Repense: escola mantém horta, incentiva alimentação saudável e combate ao desperdício

Repense do último domingo (15) mostrou como a Escola Municipal Francisco Matias incentiva crianças, estudantes e professores a uma alimentação saudável através do plantio de hortaliças. Localizada no Setor Parque Anhanguera, em Goiânia, ela é uma das 374 instituições da capital que implementaram o Projeto Horta Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Assista à live:

O tema foi discutido na Arena Repense desta terça-feira (17), que teve a mediação da jornalista do Sistema Sagres, Jéssica Dias. A conversa foi com a nutricionista do programa Mesa Brasil do Sesc-GO, Viviane Gondo, e a instrutora da Renapsi pólo Santa Catarina, Belisa Dias Régis.

De acordo com a especialista, existem várias pesquisas com crianças que passam por uma educação nutricional na infância, resultando em maior chance de levar esses hábitos para a vida adulta, tornando pessoas mais conscientes. Ela ainda ressaltou o papel do programa do Sesc-GO na temática.

“O Sesc Mesa Brasil é uma rede nacional de banco de alimentos. Nós recebemos doações das empresas parceiras, e costumamos dizer que pegamos onde sobra e entregamos onde falta esses alimentos. Além dessa distribuição, tem as ações educativas para as instituições que estão cadastradas conosco. Então, levamos as oficinas culinárias como tema de aproveitamento integral dos alimentos, horta caseira e também no âmbito do serviço social”, explicou.

(Foto: Reprodução/Sagres TV)

Na mesma linha de raciocínio, Belisa Dias Régis também destacou o papel da educação no processo nutricional. Para ela, crianças e adolescentes constroem novos hábitos que fazem sentido.

“A partir do momento que eu vivencio a experiência, como plantar na horta, colher, depois consumir, aquilo passa a fazer sentido. Não fica simplesmente algo expositivo e provavelmente a Viviane vivencia bastante isso na experiência dela”, pontuou.

“É bem diferente essas crianças participarem do todo esse processo do que simplesmente ela sentar em uma cadeira e ouvir. Ela realmente se torna esse agente que é multiplicador, e é isso que nós fazemos no Mesa também”, completou Viviane Gondo.

Leia mais: