O deputado federal Vitor Hugo (PSL) afirmou em entrevista à Sagres 730 nesta segunda-feira (11), que as chances do PSL ficar no bloco do Arthur Lira são grandes. De acordo com o deputado, foram colhidas 32 assinaturas de deputados federais do PSL. “Estamos em meio a essas articulações, nós colhemos assinatura de 32 deputados federais do PSL, que é muito mais do que a maioria absoluta, como o regimento interno da Câmara prevê”, disse.

O presidente nacional, Luciano Bivar, declarou que vai aderir à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP). Para Vitor Hugo, a decisão não é do presidente do partido e é preciso respeitar a vontade da maioria. “Embora o Luciano Bivar tem anunciado diversas vezes que o PSL estaria apoiando o Baleia Rossi, mas dá pra ver que pela maioria absoluta da bancada, e como o regimento interno da Câmara prevê que essa é uma decisão da bancada e não decisão da liderança do partido, então a vontade da maioria tem que ser respeitada”, disse.

Dos 32 deputados que assinam o documento favorável ao líder do PP, 17 estão suspensos das funções partidárias e, de acordo com o entendimento da cúpula do PSL, não teriam viabilidade política para aderir ao movimento.

“Nós submetemos o documento assinado pelos 32 deputados ao presidente Rodrigo Maia, que vai deliberar sobre esse documento, eu fiz uma consulta à Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados, que é responsável por fazer as defesas das prerrogativas dos mandatos dos parlamentares, porque eu imaginada, como efetivamente está acontecendo, que o Bivar alegaria que as assinaturas dos deputados suspensos não valeriam. Eu fiz essa consulta prévia e o parecer da Procuradoria Parlamentar foi no sentido de que as assinaturas são válidas”, afirmou. “Então eu fiz uma solicitação a cada membro da mesa diretora da Câmara para que eles se manifestem em relação à validade. Se não houver uma deliberação formal, vai haver uma convocação extraordinária da mesa e esse parecer, muito provavelmente, será aprovado”.