No mês de agosto tem os jogos olímpicos de Paris e o estado de Goiás pode ter um representante no taekwondo: Patrik Cardoso, 22 anos, foi convocado para o um período de treinamentos com a seleção olímpica no Rio de Janeiro. A preparação especial dos lutadores em solo carioca começou nesta segunda-feira 15 e vai até o próximo dia 27.

“Estou 100% preparado para esse treino no Rio de Janeiro. Será um grande desafio com os outros atletas de alto rendimento. É uma fase importante de preparação para realizar o sonho pela vaga olímpica”, disse Patrik, que participou do Podcast Debates Esportivos e viajou para o Rio acompanhado do seu técnico, Edgar Guimarães, que também foi convocado pela Confederação Brasileira de Taekwondo.

“É uma expectativa muito bacana para o taekwondo de Goiás que ao longo se sua história sempre teve resultados bons com atletas medalhistas em competições importantes”, destacou Edgar.

Critérios para a Vaga

Patrik Cardoso busca vaga olímpica no taekwondo

A busca pela vaga olímpica é bem sinuosa. São muitos critérios que devem ser obedecidos. Um exemplo de que não é fácil chegar nos jogos olímpicos, é que em competições convencionais são oito categorias por gênero, mas em Olimpíadas, esse número cai pela metade. No masculino: -58kg, -68kg, -80kg e +80kg. No feminino: -49kg, -57kg, -67kg e +67kg. Cada categoria terá 16 atletas que disputarão em formato de eliminatória.

“E com um detalhe. Cada país só tem direito para processo qualificatório de pré-olímpico, de mandar dois atletas. É muito complicado por causa do chaveamento olímpico, que já classifica automaticamente os seis primeiros no ranking mundial, com as outras 12 vagas sendo disputadas nos pré-olímpicos continentais”, explicou o técnico.

No caso de Patrik, que lidera o ranking nacional na categoria acima de 80 quilos, uma das chances, caso consiga qualificação, será no Pré-Olímpico das Américas, que acontece em Santo Domingo, na República Dominicana, nos dias 9 e 10 de abril.

Aparecida Compete

Patrik é um dos beneficiados do programa Aparecida Compete, destinado para atletas de alto rendimento de várias modalidades. De acordo com o lutador, uma ajuda e tanto, que dá tranquilidade para pensar, apenas, na preparação.

“Todo atleta deve ter segurança pra evoluir nos treinos. Para mim tem duas questões: financeira e social, e o Aparecida Compete abrange a questão financeira. Isso permite que o atleta tenha mais tranquilidade no dia a dia, porque se ele for treinar sem conseguir ter uma condição financeira de participar de uma competição futura, ele não vai treinar com a mesmo desempenho. O Aparecida Compete abraçou os atletas de uma forma muito importante. Quem é cidadão de aparecida, atleta de alto rendimento, e precisa de uma ajuda para conquistar seus objetivos, isso o projeto oferece”, ressaltou Patrik, que acabou de se formar em direito.

Taekwondo em Goiás

Quem também participou do Podcast foi o presidente da Federação Goiana de Taekwondo, Vanderli Bandeira. Segundo o dirigente, são cerca 4 mil atletas federados que contam com um calendário repleto de competições.

“Nossos eventos são alinhados com a Federação Mundial e a Confederação Brasileira para que não choquem as datas. Agora em maio teremos a Copa Centro-Oeste, que é organizada pela Confederação junto com Federação. Será aqui em Goiânia, no Ginásio Rio Vermelho, com participantes de todos os estados da região. Inclusive vamos fazer um período de treinos com os nossos atletas, afinal essa competição vale pontos para o ranking nacional”, completou Vanderli.

Podcast

Há 30 anos, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano com os principais fatos do esporte em Goiás com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano.

Ouça o Debates Esportivos no seu agregador favorito
Confira edições anteriores do Debates Esportivos