Encerrada a primeira semana dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil esteve abaixo da expectativa. Com medalhas de ouro a menos do que o esperado, acabou, portanto, atrás de Canadá e México no quadro de medalhas de Santiago 2023. Nesse sentido, a equipe fechou os primeiros 7 dias de competição na quarta colocação.

No entanto, os brasileiros tiveram muitos motivos para comemorar em Santiago. Além da surpreendente campanha no beisebol, a natação fez bonito na capital chilena, com 25 medalhas, e, sobretudo, Rebeca Andrade foi a grande estrela. Aliás, a projeção segue otimista para repetir Lima 2019 e até superar o recorde de medalhas.

Também em destaque, o bronze de Raiza Goulão. Natural de Pirenópolis, a ciclista goiana teve grande prova de recuperação e conseguiu o pódio na modalidade cross-country olímpico feminino do mountain bike. Ademais, entrevistada por Charlie Pereira, projeta ainda os Jogos Olímpicos. Ela é uma das favoritas para conseguir vaga em Paris 2024.

Além disso, esta edição do Debates Esportivos repercute o começo do Olympism 365 no Brasil, promovido pela Demà Jovem by Renapsi com a Fundação SES. O primeiro evento em Brasília teve a presença ilustre da ex-líbero Fabi Alvim, bicampeã olímpica de vôlei. A delegação também conheceu as estruturas da sede, em Goiânia.

Confira a edição 167 do Debates Esportivos

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 3 – Saúde e bem-estar e ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Raiza Goulão
Debates Esportivos #167 | Raiza Goulão: goiana conquista medalha no Pan-Americano

Podcast

Há 30 anos, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano com os principais fatos do esporte em Goiás com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano.

Ouça o Debates Esportivos no seu agregador favorito

Confira edições anteriores do Debates Esportivos