Com mais uma campanha recorde nos Jogos Pan-Americanos, a delegação brasileira fez bonito em Santiago 2023 e, sobretudo, superou as expectativas. Mas, dessa vez, foram as mulheres que lideraram resultados históricos para o Brasil na capital chilena.

Pela terceira vez em Pans, o país conseguiu a segunda posição do quadro de medalhas. Feito que aconteceu somente em 1963, quando sediou os Jogos de São Paulo, e em 2019, portanto consolidando a vice-liderança pela segunda edição seguida.

Com mais da metade de pódios e medalhas de ouro brasileiros em Santiago, as mulheres superaram o recorde dos 17 títulos de Lima 2019. Além disso, pela primeira vez conquistaram mais ouros do que os homens na competição.

Além de Rebeca Andrade e Rayssa Leal, as atletas brasileiras também brilharam com campanhas históricas no boxe, no judô e na ginástica rítmica. Laura Pigossi, por exemplo, quebrou um longo jejum no tênis, e repetiu a dobradinha com Luisa Stefani nas duplas.

Já os times de handebol e basquete confirmaram o favoritismo, assim como Ana Sátila na canoagem. Enquanto Tatiana Weston-Webb conquistou o primeiro ouro brasileiro no surfe, Giullia Penalber repetiu Joice Silva no wrestling.

Quem também fez história no Chile foi a mesa-tenista Bruna Alexandre, a primeira atleta paralímpica a participar dos Jogos Pan-Americanos. Referência no esporte paralímpico, acompanhou as irmãs Takahashi no tênis de mesa por equipes.

Wendell Pasquetto e Arthur Barcelos destacam tudo isso e muito mais nesta edição do podcast Debates Esportivos.

Confira a edição 168 do Debates Esportivos

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 3 – Saúde e bem-estar; ODS 5 – Igualdade de gênero; ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Santiago 2023
Debates Esportivos #168 | Santiago 2023: Mulheres alavancam campanha histórica

Podcast

Há 30 anos, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano com os principais fatos do esporte em Goiás com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano.

Ouça o Debates Esportivos no seu agregador favorito
Confira edições anteriores do Debates Esportivos