Time rubro-negro já marcou 21 gols em 2020 (Foto: Victor Garcia/ACG)

O Atlético Goianiense assumiu no último sábado (29) a ponta do Campeonato Goiano após golear o até então líder Jaraguá por 5 a 0 no Estádio Olímpico. Este foi o terceiro jogo na temporada que o rubro-negro marcou cinco gols em 90 minutos, mas a equipe também já havia derrotado o rival Goiás por 3 a 0.

Além de se tornar líder com o resultado, o Dragão também chegou a 20 gols marcados no campeonato estadual em oito partidas. Na temporada são 21, contando também o gol contra o União de Rondonólis pela primeira fase da Copa do Brasil. Os números nestes primeiros nove jogos fazem com que a equipe goiana tenha a melhor média de gols marcados entre os times que irão disputar a Série A em 2020.

Em levantamento feito pelo repórter Alexandre Guariglia do site Lance!, o Atlético tem média de 2,33 gols marcados por jogo. Na segunda colocação está o Fluminense com 2,18, na sequência o Flamengo com 2,17 e em quarto o Athletico Paranaense com 2,10.

Mas não é só no sistema ofensivo que o Dragão vem se destacando. Com apenas dois gols sofridos nessas nove partidas, a média é de 0,22 gol sofrido por jogo. As duas oportunidades em que a defesa rubro-negra foi vazada foram na vitória de 5 a 1 sobre o Anápolis e na derrota por 1 a 0 para o mesmo Jaraguá no primeiro turno.

Contando os times que estarão na elite do futebol brasileiro, o segundo lugar neste ranking é o Palmeiras que tem média de 0,38 gol sofrido por jogo. Em seguida estão Internacional com 0,55 e o São Paulo empatado com o Santos com média de 0,63 gols sofridos.

A boa fase do ataque rubro-negro é reflexo principalmente do momento que vivem o atacante Renato Kayzer e o meia Matheusinho, ambos marcaram cinco gols no Goianão e disputam a artilharia da competição com Alex Henrique da Aparecidense que marcou seis. No entanto Matheusinho também balançou as redes na Copa do Brasil e por isso é o artilheiro do Dragão no ano com seis gols marcados até agora.